▲
Um recente vazamento da suposta linha de produção do iPhone 17 Pro oferece um primeiro vislumbre do seu chassi fresado, feito totalmente em alumínio. Uma mudança notável é que o módulo da câmera agora faz parte da estrutura principal, diferente do iPhone 16 Pro do ano passado, que tinha um módulo de câmera de vidro acoplado a um painel traseiro também de vidro. Este novo design aponta para uma integração mais coesa.
A imagem vazada, que surgiu na conta “yeux1122” do blog coreano Naver, parece confirmar rumores sobre uma mudança no design da Apple.
Aparentemente, a empresa pode estar abandonando a estrutura de “sanduíche de vidro” com moldura de titânio dos modelos anteriores. Em vez disso, o novo modelo deve adotar um chassi de alumínio mais envolvente. Rumores indicam quatro principais novidades para o futuro do modelo.
Esse novo chassi incluiria um recorte na parte traseira, destinado a abrigar uma seção de vidro ao redor do logotipo da Apple, que seria usada para carregamento sem fio. As setas na imagem provavelmente apontam para as extremidades dessa placa de vidro, mostrando onde ela se encaixaria na estrutura.
Os modelos do iPhone 17 Pro devem apresentar um módulo de câmera retangular de grandes proporções, que se estende por toda a largura do aparelho. Relatos sugerem que a cor desse módulo será a mesma do próprio iPhone, evitando o design de dois tons presente em modelos passados.
Um Olhar no Novo Design do iPhone 17 Pro
Os modelos do iPhone 17 Pro marcam o retorno dos iPhones de alta gama com estruturas de alumínio. Isso acontece pela primeira vez desde que a Apple dividiu a linha em categorias Pro e não-Pro, reservando o alumínio para modelos de entrada como o iPhone SE e o iPhone 16 nos últimos anos.
Os modelos mais avançados usavam aço inoxidável até o iPhone 15 Pro, que passou a utilizar titânio. Essa mudança foi amplamente divulgada pela Apple como uma atualização significativa para seus aparelhos de ponta.
A transição para o alumínio para o próximo aparelho Pro tem suas razões. O alumínio é cerca de 40% mais leve que o titânio em volumes semelhantes. Isso pode resultar em modelos de iPhone com menor peso, o que certamente pode influenciar a experiência de uso diário.
Além disso, o alumínio é um condutor térmico superior ao titânio. Isso significa que o calor gerado pelo processador chip A19 Pro e pela bateria pode se dissipar de forma mais eficiente. A Apple também estaria considerando um novo design interno com um dissipador de calor tipo câmara de vapor para melhorar o desempenho térmico do dispositivo.
Embora o titânio ofereça uma sensação mais densa e um toque premium, com um brilho sutil, o uso do alumínio pela Apple pode permitir opções de cores mais vibrantes e ricas. Este ano, espera-se que as cores Preto, Branco e Cinza sejam acompanhadas por novas opções como Azul Escuro e Laranja, adicionando mais variedade ao catálogo.
Os próximos meses devem trazer mais clareza sobre o visual oficial do aparelho. A Apple deve apresentar a linha iPhone 17 em breve, com rumores apontando para um possível evento de lançamento em 9 de setembro. Se essa data for confirmada, o anúncio oficial do evento pela Apple, que geralmente ocorre com duas semanas de antecedência, deve acontecer em 26 de agosto.
Outras notícias sobre futuros lançamentos da Apple incluem que a Apple prepara novo HomePod mini com chip avançado para 2025 e a Apple TV com Chip A17 Pro deve chegar ainda este ano.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.