▲
- Vazamentos revelam novos produtos da Apple, como iPad Pro com chip M5, MacBook Pro e Apple Vision Pro atualizados.
- Você terá acesso às últimas novidades e melhorias em desempenho dos dispositivos Apple ainda este ano.
- Essas atualizações indicam que a Apple continuará inovando em hardware, mesmo com poucas mudanças visuais.
- Rumores apontam para um possível evento em outubro para anunciar oficialmente essas novidades.
Vazamentos recentes revelaram detalhes sobre alguns produtos da Apple que estão por vir, incluindo um iPad Pro com M5, além de novos modelos de MacBook Pro e do Apple Vision Pro. Essas informações surgiram de vídeos publicados no YouTube na Rússia e de documentos da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA, divulgados apesar dos pedidos de confidencialidade da Apple.
Esses dispositivos já haviam sido tema de rumores anteriores, e as expectativas são de que as atualizações se concentrem em melhorias de especificações menores. Ainda assim, os vazamentos adicionam mais evidências de que esses produtos estão nos planos da Apple, com alguns deles possivelmente sendo anunciados em outubro. A estreia de um novo chip da série M, como o M5, frequentemente precede um evento de lançamento, seguindo um padrão visto com os chips M1 a M4.
Os Rumores de um Evento Apple em Outubro
Não está claro se a Apple planeja organizar um evento físico ou se fará os anúncios por meio de comunicados à imprensa e vídeos de produtos. No entanto, um evento em outubro parece mais provável caso o chip M5 seja realmente lançado neste mês. Historicamente, as versões padrão dos chips M1, M2, M3 e M4 foram todas apresentadas durante eventos especiais da empresa.
Essa tendência pode não se repetir, é claro, mas a possibilidade de um evento de lançamento em outubro parece forte neste momento. A expectativa de novos produtos, mesmo que com poucas alterações visuais, costuma mobilizar os entusiastas da marca. Observar como a Apple escolhe revelar essas novidades será interessante para o mercado e para os usuários.
Leia também:
Detalhes do Novo iPad Pro
Vídeos de unboxing de um dispositivo que parece ser um iPad Pro com o chip M5 foram carregados no YouTube pelos canais russos Wylsacom e Romancev768. A credibilidade desses vazamentos é alta, pois os mesmos canais já haviam divulgado um vídeo do MacBook Pro de 14 polegadas com chip M4 antes de seu anúncio oficial pela Apple no ano passado.
De acordo com o resultado de benchmark Geekbench 6 exibido em um dos vídeos, o chip M5, que possui 9 núcleos, oferece um desempenho de CPU multi-core até 12% mais rápido em comparação com o chip M4 de 9 núcleos presente no iPad Pro atual. Na parte gráfica, o chip M5 parece ter uma GPU até 36% mais rápida que a do chip M4, segundo o resultado do teste Metal.
O benchmark também indicou que os modelos de iPad Pro com 256GB de armazenamento terão 12GB de RAM, uma quantidade similar à encontrada no iPhone Air, iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max. Atualmente, os modelos de iPad Pro com chip M4 equipados com 256GB de armazenamento possuem apenas 8GB de RAM. Baseado nos vídeos, os próximos modelos de iPad Pro não apresentarão mudanças significativas no design externo, exceto pela remoção da inscrição “iPad Pro” na parte traseira do aparelho.
A principal mudança esperada é a atualização do chip M4 para o M5. Havia rumores de que os novos modelos de iPad Pro poderiam vir com duas câmeras frontais, em vez de uma, o que facilitaria chamadas de vídeo em orientações tanto retrato quanto paisagem. No entanto, os vídeos de unboxing não mostram nenhuma evidência de uma segunda câmera frontal, então essa característica ainda não está confirmada.
MacBook Pro e Suas Próximas Novidades
Documentos da FCC, que foram acidentalmente liberados para o público, mesmo com os pedidos de confidencialidade da Apple, revelaram uma etiqueta regulatória para um MacBook Pro não lançado, identificado pelo modelo A3434. Este provavelmente será um dos modelos atualizados de 14 e 16 polegadas do MacBook Pro, equipados com os chips M5, M5 Pro e M5 Max.
O lançamento desses modelos é esperado para o final de 2025 ou início de 2026. Além das opções de chips mais rápidos, não são aguardadas outras grandes mudanças. Os documentos da FCC não mencionam suporte para Wi-Fi 7. Isso sugere que os próximos modelos de MacBook Pro devem continuar limitados ao Wi-Fi 6E, com base nos testes realizados. Embora o suporte a Wi-Fi 7 não esteja completamente descartado, é bom manter as expectativas baixas por enquanto.
Para quem puder esperar, rumores indicam que mudanças mais significativas estão planejadas para os modelos de MacBook Pro que serão lançados duas gerações à frente, ou seja, no final de 2026 ou início de 2027. Essas mudanças incluem uma tela OLED para melhor contraste, uma tela touch screen e um design mais fino. Os chips M6, M6 Pro e M6 Max para esses modelos devem ser fabricados com o processo de 2nm da TSMC, prometendo melhorias de desempenho mais notáveis ano a ano.
Também há especulações de que a Apple pode adicionar conectividade celular aos Macs, o que significa que os modelos de MacBook Pro com tela OLED poderiam vir com um modem de design próprio. Esse modem seria similar aos chips C1 do iPhone 16e ou C1X do iPhone Air. Além disso, o entalhe ao redor da câmera frontal pode ser menor nos modelos com tela OLED, otimizando o espaço da tela.
Apple Vision Pro Recebe Atualização
Por fim, documentos da FCC também revelaram uma versão atualizada do headset Apple Vision Pro, com o identificador de modelo A3416. De acordo com os documentos, o headset deve continuar a suportar Wi-Fi 6, em vez de Wi-Fi 6E ou Wi-Fi 7. A principal mudança esperada para este modelo é a atualização do chip M2, presente na versão atual do Vision Pro, para o chip M5.
Outras alterações especuladas incluem uma opção de alça de cabeça mais confortável e, possivelmente, um acabamento na cor Space Black, além do já existente Silver. Como não são esperadas outras grandes mudanças, este modelo pode não ser considerado um “Vision Pro 2” completo, mas sim uma atualização incremental que prepara o terreno para futuras inovações da Apple no campo da realidade mista. Os vazamentos da FCC são um indicativo de que a empresa segue desenvolvendo e aprimorando seus produtos, mesmo que as novidades cheguem de forma mais discreta.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.