O Gmail é um dos serviços de e-mail mais populares do mundo, e sua popularidade tem sido graças aos diversos avanços do Google, além de seus aplicativos indispensáveis. Mas, dentre os recursos avançados da plataforma, um dos mais recentes é a integração da inteligência artificial.
Veja como a IA no Gmail pode ser usada
Nos últimos anos, a inteligência artificial generativa tem se tornado cada vez mais presente em diversas áreas, incluindo a comunicação por e-mail. Uma das principais empresas que implementa a IA generativa em seu serviço de e-mail é o Gmail, da Google.
Recentemente o site 9to5Google compartilhou imagens de como poderia ser a IA generativa no Gmail para Android, utilizando o serviço “APK Insight”, onde descompilaram a versão mais recente de um aplicativo que o Google enviou para a Play Store.
Assim que descompilado esses arquivos do app, eles possuam acesso a diversas linhas de código dentro dessa dica de possíveis recursos futuros. Sendo assim, pode ser que o Google pode ou não enviar esses recursos apresentados pela equipe.
Segundo a equipe do 9to5Google, a ferramenta que eles conseguiram ativar no aplicativo do Gmail para dispositivos móveis, foi o chamado “Ajude-me a escrever”. Esse recurso parece querer atender aos usuários com sugestões para aumentar a sua produtividade no correio eletrônico do Google.
Leia também:
A IA generativa é capaz de criar novos conteúdos a partir de dados de entrada, aprendendo com as informações que recebe e criando algo completamente novo e original.
No contexto do Gmail, isso pode ser aplicado para criar respostas automáticas e personalizadas para os usuários, com base em seus padrões de escrita, tópicos frequentes e estilo de comunicação.
Através dessa ferramenta “mágica” você consegue acionar a inteligência artificial incorporada no serviço, para auxiliar você a escrever seus e-mails.
Como funciona a IA generativa do Gmail?
A versão mais recente do Gmail (2023.03.05.515729449) que foi utilizada para os testes, traz consigo um botão no canto superior a direita do teclado, com o ícone de “varinha mágica” e brilhos que se diferencia da versão lápis/caneta normalmente encontrada no app.
Assim que o usuário toca sobre o botão, o app abrirá uma caixa de texto onde você pode “Dizer ao Gmail o que escrever para você”. Se o comando inserido for muito curto, o Gmail apresentará a seguinte mensagem para você “Continue escrevendo para criar uma visualização”.
Após concluído com a inserção das palavras-chave, toque em “Criar”. Isso é tudo o que a extensão do que pode fazer no momento. Ainda há diversos problemas com a ferramenta, como a necessidade de escrever diversas palavras para que o recurso consigo interpretar de maneira correta o que você deseja.
Mas, ele também pode se adaptar a maneira como escreve seus e-mails. Por exemplo, se um usuário costuma enviar e-mails formais, a IA generativa pode sugerir respostas com linguagem mais formal. Se um usuário usa muitos emojis em seus e-mails, a IA generativa pode incluir mais emojis nas sugestões de respostas.
Além disso, a IA generativa no Gmail também é capaz de entender o contexto dos e-mails, incluindo o assunto, a história da conversa e as informações do remetente. Isso permite que IA possa sugerir respostas mais “reais” e personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada usuário.
Vale lembrar que esse é recurso que fará parte do Workspace da Google, que planeja integrar uma inteligência artificial em todos os seus serviços. Ainda que não esteja disponível, os usuários do Gmail e o Docs, ficarão felizes ao saber que essas foram as ferramentas escolhidas pela plataforma para receber a novidade.
Para mais informações sobre inteligências artificiais, clique sobre os links recomendados no começo desse artigo.
Com informações: 9to5google.