O TrendForce anunicou que as vendas de TV atingiram níveis históricos no terceiro trimestre de 2020, graças aos efeitos da pandemia COVID-19. O analista estima que as vendas atingiram 62,05 milhões de unidades no 3T20, 38,8% acima do 2T20 e 12,9% acima do 3T19.
O aumento nas remessas foi atribuído a um aumento de 20% na demanda de TV na América do Norte e porque as marcas de TV adiaram programações de remessas no primeiro semestre de 2020 devido à pandemia; isso levou a mais remessas no terceiro trimestre e a tendência parece continuar no próximo trimestre. Com a expectativa de alta da demanda nos próximos meses, a TrendForce espera que os preços dos painéis também aumentem.
No 4T20, a TrendForce acredita que as vendas crescerão 4% em relação ao 3T20, atingindo um total de 64,53 milhões de unidades. Ele disse que o total de embarques anuais para 2020 chegará a 216,09 milhões de unidades, o que representa uma diminuição de 0,8% em relação a 2019.
Em sua análise, a TrendForce deu atenção especial à TCL, que disse ter se beneficiado da situação este ano:
“A TCL tem se expandido agressivamente nos mercados internacionais nos últimos anos, otimizando seus custos por meio da integração vertical de seu painel interno e linhas de produção de TV. O TCL também se beneficiou da economia que fica em casa provocada pela pandemia, que levou a um crescimento massivo da demanda do consumidor por aparelhos de TV convencionais de pequeno e médio porte. Como resultado, a remessa de TV da TCL no 3T20 atingiu 7,33 milhões de unidades, um aumento de 29% no trimestre e 52,7% no comparativo anual, classificando-a como líder do setor ”.
Com relação aos preços dos painéis, a TrendForce disse que o 3T20 viu o preço dos painéis HD de 32 polegadas aumentar em mais de 50% em comparação com o último trimestre, enquanto os painéis UHD de 55 polegadas tiveram um aumento de 41% no mesmo período. Ela disse que essa tendência continuará no 4T20. Apesar do aumento dos preços dos painéis, a TrendForce espera que o preço médio de varejo das TVs na América do Norte caia 3-5% em comparação com 2019 porque as marcas de TV estão dispostas a abrir mão dos lucros para atingir seus objetivos e aumentar suas participações de mercado.