A Advocacia Geral da União (AGU) notificou o TikTok para remover um Vídeo falso de Haddad no TikTok. O vídeo, manipulado por Inteligência Artificial, mostrava o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fazendo declarações falsas sobre uma “taxação dos pobres”.
Vídeo falso de Haddad no TikTok: Remoção e Compromisso da Plataforma
O TikTok removeu o vídeo falso nesta terça-feira (21). A plataforma se comprometeu a seguir as regras para evitar a propagação de desinformação. A AGU ressaltou que o mesmo vídeo já havia sido retirado antes e estava sendo repostado repetidamente pelo mesmo usuário. Esse tipo de ação pode ser enquadrada como desinformação, e diversas plataformas de mídias sociais, como o TikTok, estão atentas a isso.
A recorrência da postagem do vídeo falso de Haddad levanta questões sobre as políticas das redes sociais em relação à desinformação. O TikTok, como outras plataformas, enfrenta o desafio de combater a disseminação de conteúdo manipulado, como o vídeo falso de Haddad, e garantir a autenticidade das informações compartilhadas. A disseminação de notícias falsas, como no caso do Vídeo falso de Haddad no TikTok, é uma preocupação crescente, e plataformas como o TikTok buscam constantemente aprimorar seus mecanismos de combate à desinformação.
O uso de deepfakes, vídeos manipulados por IA, para criar conteúdo falso, como o Vídeo falso de Haddad no TikTok, é uma tática cada vez mais comum para espalhar desinformação. Esse tipo de conteúdo pode ter consequências sérias, afetando a reputação de indivíduos e até mesmo influenciando decisões políticas. A rápida remoção do vídeo falso de Haddad pelo TikTok demonstra a importância da atuação proativa das plataformas para mitigar os danos causados por esse tipo de conteúdo.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Leia também:
Via TudoCelular