▲
- Muitos celulares Android oferecem telas QHD ou QHD+, mas será que a diferença para FHD é perceptível?
- Você pode economizar bateria ao usar FHD, mas será que a qualidade da imagem compensa a troca?
- A escolha entre FHD e QHD pode afetar sua experiência, especialmente em telas maiores ou para conteúdo em alta resolução.
- Testes mostram que a percepção da diferença varia entre usuários, dependendo do uso e preferências pessoais.
Muitos dos melhores celulares Android oferecem telas Quad HD (QHD) ou QHD+, proporcionando uma imagem mais nítida. Para economizar bateria, esses aparelhos frequentemente permitem que você alterne para uma resolução mais baixa, como Full HD (FHD) ou FHD+. Mas será que essa mudança faz tanta diferença assim? Será que dá para notar a diferença entre as resoluções FHD e QHD na tela do seu celular?
A diferença entre resoluções FHD e QHD
A dúvida sobre a percepção da diferença entre as resoluções mais altas e mais baixas em celulares é comum. Afinal, será que o consumo de bateria compensa a troca? Para quem busca mais informações sobre tecnologia, vale a pena conferir como a Microsoft vai bloquear o acesso ao Teams se usuários não atualizarem o app em 90 dias.
Alguns usuários podem preferir a nitidez extra proporcionada por um QHD+, enquanto outros acham que a diferença é mínima e não justifica o impacto na bateria. Se você está pensando em adquirir um celular novo, fique de olho, pois rumores indicam que o Galaxy S26 Ultra pode manter sensor HP2 com lente e pixels atualizados.
A escolha entre FHD e QHD pode depender também do tamanho da tela. Em telas menores, a diferença pode ser menos perceptível. Em telas maiores, a maior densidade de pixels do QHD+ pode fazer mais diferença.
Testando na prática as Resoluções FHD e QHD
Para descobrir se as pessoas realmente notam a diferença entre as resoluções, muitos sites de tecnologia realizam enquetes. Os resultados mostram que a opinião é dividida, com muitos usuários afirmando que conseguem ver a diferença, enquanto outros não percebem nenhuma mudança significativa.
Leia também:
Além da resolução, outros fatores também podem influenciar na qualidade da imagem, como o brilho, o contraste e a calibração da tela. Por isso, é importante considerar todos esses aspectos ao avaliar a qualidade da tela de um smartphone. E por falar em tela, o iOS 19 pode trazer ícones arredondados e nova barra de abas flutuante.
Outro ponto a ser considerado é o tipo de conteúdo que você costuma consumir no celular. Se você assiste muitos vídeos em alta resolução ou joga games com gráficos detalhados, pode ser que a tela QHD+ faça mais diferença. Se você usa o celular principalmente para navegar na internet e usar aplicativos de redes sociais, a diferença pode ser menor.
Para quem gosta de ficar por dentro das novidades, a Xiaomi inicia liberação da versão beta do HyperOS 2 baseado no Android 16.
O impacto no dia a dia
A decisão de usar uma resolução mais alta ou mais baixa no celular pode ter um impacto significativo na duração da bateria. Telas com resolução mais alta exigem mais energia para funcionar, o que pode reduzir o tempo de uso do aparelho entre as cargas.
Para quem precisa economizar bateria, a opção de alternar para uma resolução mais baixa pode ser uma boa alternativa. No entanto, é importante lembrar que a redução na resolução pode afetar a qualidade da imagem, principalmente em telas maiores. E por falar em bateria, uma configuração oculta do Xiaomi pode melhorar a duração da bateria.
Se você prioriza a duração da bateria, pode ser interessante usar a resolução FHD+ no dia a dia e alternar para QHD+ apenas quando for assistir vídeos ou jogar games. Assim, você pode aproveitar o melhor dos dois mundos, sem comprometer a autonomia do aparelho.
Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.