A VPN Trust Initiative (VTI) foi lançada em dezembro de 2019 e é um grupo de empresas com a mesma mentalidade que se propôs a criar diretrizes que todos os membros seguiriam. A questão é que nem todos os serviços VPN são iguais e eles queriam alguma forma de fortalecer a confiança e o entendimento entre os usuários.
VPNs ainda são relativamente desconhecidos para muitas pessoas, e com histórias de certos aplicativos VPN espionando usuários e roubando informações pessoais, o VTI é uma maneira de mostrar a qualquer pessoa que escolha uma VPN que pode confiar nos serviços oferecidos por um de seus membros.
Agora, o consórcio anunciou cinco princípios-chave que cobrem privacidade, segurança, divulgação e transparência, práticas de publicidade e responsabilidade social.
Leia-os – abaixo – e você pode pensar que eles não vão longe o suficiente. Mas eles são a base de como os provedores de VPN devem executar seus serviços e, é claro, a maioria dos membros VTI vai além desses requisitos.
Por exemplo, na seção de privacidade, os princípios são que os provedores devem explicar claramente quais dados eles registram. Mas quase todos os principais serviços de VPN operam com uma política de não-logs, o que significa que nenhum dado é armazenado que possa identificar um usuário, então não há nada para entregar às autoridades se uma solicitação for feita. (É também por isso que a maioria dos provedores está baseada em jurisdições que têm leis de privacidade ‘favoráveis’ e porque alguns usuários preferem não usar um provedor com base no Reino Unido, EUA ou qualquer outro país membro dos ’14 -Olhos ‘.)
Leia também:
Algo que estamos particularmente felizes em ver entre os princípios é nunca afirmar que uma VPN tornará você anônimo online. Isso nunca foi verdade, mas sempre foi usado em marketing ou publicidade de serviços VPN e ainda é um aspecto confuso para muitos usuários.
Uma VPN certamente ajuda a proteger sua identidade, ocultando sua verdadeira localização, mas seu comportamento pode revelar sua identidade de qualquer maneira, como afirma o princípio.
Caso você esteja se perguntando, os atuais provedores que fazem parte da VTI incluem os seguintes, muitos dos quais estão em nossa lista dos melhores serviços de VPN:
- ExpressVPN
- NordVPN
- VpyrVPN
- Surfshark
- IP Vanish
- VPN mais forte
- Me esconda
- NetProtect
- SaferVPN
- Rede Mysterium
- Ivacy
- Encrypt.me
- WL VPN
Estes são os cinco princípios definidos no site dos Princípios de VTI.
Segurança
As VPNs usarão as medidas de segurança necessárias, incluindo criptografia forte e protocolos de autenticação para lidar com os riscos de forma adequada. VPNs irão:
- Suspenda os autenticadores comprometidos em caso de um incidente de segurança
- Use a autenticação baseada em token quando possível
- Nunca armazene nomes de usuário e senhas em texto simples
- Ajude a evitar que as chaves sejam compartilhadas entre os usuários
Privacidade
As VPNs devem manter o mínimo de dados que considerem necessário para fornecer o serviço e apenas produzir dados para as autoridades quando exigido por lei. VPNs irão:
- Diga o que eles registram, por que o fazem e por quanto tempo mantêm os registros
- Notificar os usuários sobre uma potencial violação de dados ou incidente de segurança dentro de um prazo razoável
- Seja transparente sobre qualquer divulgação de dados a terceiros
Divulgação e Transparência
Para impulsionar a confiança, as empresas associadas devem tomar medidas para informar os usuários e o público sobre suas ações e procedimentos.
- Divulgue como os dados são usados e quais outras unidades de negócios e / ou terceiros têm acesso aos dados e por quê
- Publicar relatórios anuais de transparência
- Forneça os dados do usuário somente mediante solicitações legais legítimas e válidas.
Práticas de Publicidade
Dada a complexidade e os diferentes casos de uso de VPNs, as declarações não devem enganar. VPNs irão:
- Faça afirmações de marketing precisas que são apoiadas pelos termos de uso
- Use uma linguagem clara e transparente
- Nunca reivindique VPNs garantem anonimato – VPNs fornecem privacidade, mas não podem garantir o anonimato completo porque o comportamento do usuário pode sugerir ou revelar a identidade do usuário.
Responsabilidade social
VPNs fornecem maior segurança e privacidade – bens sociais que são importantes para aqueles que tentam tornar o mundo um lugar melhor. VPNs devem:
- Apoie a educação pública sobre VPNs e com informações verdadeiras
- Contribuir para a tecnologia VPN, incluindo iniciativas de código aberto
- Promova a tecnologia VPN para apoiar a liberdade de expressão
“Compartilhamos o objetivo comum de conscientizar as pessoas sobre as ameaças online e ajudá-las a entender como mitigá-las”, disse o CEO e fundador da hide.me, Sebastian Schaub. “A privacidade online não é apenas um privilégio – é um direito humano básico de cada pessoa no planeta. Os Princípios VTI representam um grande passo à frente para a indústria e estamos orgulhosos de fazer a nossa parte ”.
“Os Princípios VTI definem uma nova referência para empresas VPN para que possamos melhorar coletivamente como uma indústria. Estamos dando aos consumidores mais confiança para usar VPNs para aproveitar a Internet de maneira mais livre, privada e segura ”, disse Harold Li, vice-presidente da ExpressVPN.
Uma boa VPN não precisa custar muito. Estas são as melhores ofertas VPN disponíveis no momento.