WarnerMedia e Discovery se fundem para brigar com Netlix e Disney+

WarnerMedia e Discovery oficializam fusão, o objetivo é criar uma mega empresa, focada em conteúdo e streaming, veja mais detalhes sobre a fusão nesse breve artigo
Atualizado há 4 anos
Imagem da capa sobre a fusão

Na última segunda-feira (17/05) a AT&T, gigante das telecomunicações que havia comprado a Warner, oficializou os planos de fusão da WarnerMedia e Discovery. O objetivo da fusão é unir os conteúdos das duas empresas, em uma nova empresa, que será focada no streaming. O novo serviço vai oferecer séries e filmes originais da WarnerMedia, assim como as produções da Discovery.

O valor da nova empresa será de US$ 150 bilhões, e terá um grande portfólio de canais, envolvendo Discovery, TLC, Animal Planet, HBO, CNN, TNT, Cartoon Network. Além dos canais a nova empresa terá o grande universo da DC Comics. Com certeza muito conteúdo que será explorado. Os acionistas da AT&T terão 71% das ações da nova empresa, enquanto a Discovery terá 29%.

Processo de fusão WarnerMedia e Discovery

Fusão da WarnerMedia e Discovery
Fusão de grandes marcas da WarnerMedia e Discovery (Imagem/Reprodução: AT&T)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo da nova fusão se chama Joint Venture, onde a AT&T só vai ter as ações, e não poderá opinar em nada. Já a Discovery, terá controle geral da nova empresa. Toda transação será concluída em 2022, por enquanto o processo esta nas mãos de organizações reguladoras públicas.

O novo CEO, David Zaslav, disse que em algumas semanas o nome da nova empresa será relevado. Com quase 200 mil horas de programação, o acervo contará com mais de 100 marcas famosas. No Brasil, a nova empresa terá 34 canais. Nas últimas pesquisas realizadas, a Warner em seu serviço HBO Max, possui 64 milhões de assinantes, porém é importante lembrar que esse número poderá aumentar, visto que esse ano o serviço vai se expandir no mundo todo. Já o serviço da Discovery, possui 15 milhões de assinantes.

Em efeito de comparação, a Netflix informou no começo do ano, que possui 208 milhões de assinantes. Já a Disney+ recentemente ultrapassou os 100 milhões de assinantes. O faturamento previsto para a nova empresa é de US$ 52 bilhões até 2023. 

Leia também:

David zaslav, novo CEO da empresa que vai se fundir
David Zaslav, novo CEO da empresa que vai se fundir (Imagem/Reprodução: Variety)

Zaslav, já se pronunciou, dizendo que sabe que uma das duas empresas de streaming terá de deixar de existir. Falando sobre o futuro da empresa ele diz: “Queremos que nossa empresa seja o lugar onde as pessoas que desejam criatividade, flexibilidade, histórias, venham até nós”. Alguns se mostram bem felizes com a chegada de Zaslav no ramo de conteúdo e entretenimento, consideram ele muito experiente. Já outras pessoas estão assustadas, pelo fato dele não ter gerenciado nada desse tamanho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não há dúvidas que existe um grande clima de otimismo com toda a fusão. A nova empresa terá um conselho de 13 membros, todos com o mesmo poder. 7 deles serão indicados pela AT&T e 6 deles um sendo Zaslav, será indicado pela Discovery. Mesmo antes de tudo se concluir o novo CEO já garante: “Somos a melhor empresa de mídia do mundo”. Sem dúvida será um grande concorrente no mundo dos streamings, e mais um para entrar na briga contra Netflix e Disney+.

Warner Games será dividida em fusão WarnerMedia e Discovery

Warner games será afetada em divisão, na imagem vemos um jogo da empresa

Como nesse processo, muitas áreas estão envolvidas, a empresa como um todo está sendo afetada. Uma dessas divisões que será afetada diretamente é a Warner Bros. Interactive Entertainment, que é responsável por criação e desenvolvimento de jogos.

Alguns jornalistas relataram nas redes sociais que a fusão, vai incluir a venda de parte da Warner Games, mas não a empresa como um todo. As empresas que fazem parte desse conglomerado são a Rocksteady, Netherrealm, Monolith, Avalanche Software, TT Games, WB Games Montreal, e mais alguns outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por enquanto, não existe mais detalhes sobre estúdios e outras divisões que serão afetados na fusão. Porém é importante lembrar que em 2020 surgiram rumores, que a AT&T, planejava vender a divisão de jogos da Warner. Algumas das empresas que estavam interessadas na possível compra eram a Electronic Arts, Take-Two Interactive, Activision e Microsoft. Porém a empresa desistiu de realizar a venda.

Agora resta esperar

Com certeza a notícia da fusão WarnerMedia e Discovery, foi uma grande bomba que abalou muitas estruturas. Observar as empresas, se armando na guerra de streamings, é algo muito interessante. Sabemos que no final os que são afetados somos nós. Pois teremos ainda mais serviços de streaming para tirar dinheiro do nosso bolso. Com a impactante notícia é interessante ver rumores surgindo, como uma possível compra da MGM pela Amazon. A corrida pelo streaming esta só começando, e muitos já estão saindo na frente.

Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.