Ícone do site Tekimobile

WarnerMedia e Discovery se fundem para brigar com Netlix e Disney+

Imagem da capa sobre a fusão

Na última segunda-feira (17/05) a AT&T, gigante das telecomunicações que havia comprado a Warner, oficializou os planos de fusão da WarnerMedia e Discovery. O objetivo da fusão é unir os conteúdos das duas empresas, em uma nova empresa, que será focada no streaming. O novo serviço vai oferecer séries e filmes originais da WarnerMedia, assim como as produções da Discovery.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O valor da nova empresa será de US$ 150 bilhões, e terá um grande portfólio de canais, envolvendo Discovery, TLC, Animal Planet, HBO, CNN, TNT, Cartoon Network. Além dos canais a nova empresa terá o grande universo da DC Comics. Com certeza muito conteúdo que será explorado. Os acionistas da AT&T terão 71% das ações da nova empresa, enquanto a Discovery terá 29%.

Processo de fusão WarnerMedia e Discovery

Fusão de grandes marcas da WarnerMedia e Discovery (Imagem/Reprodução: AT&T)

O processo da nova fusão se chama Joint Venture, onde a AT&T só vai ter as ações, e não poderá opinar em nada. Já a Discovery, terá controle geral da nova empresa. Toda transação será concluída em 2022, por enquanto o processo esta nas mãos de organizações reguladoras públicas.

O novo CEO, David Zaslav, disse que em algumas semanas o nome da nova empresa será relevado. Com quase 200 mil horas de programação, o acervo contará com mais de 100 marcas famosas. No Brasil, a nova empresa terá 34 canais. Nas últimas pesquisas realizadas, a Warner em seu serviço HBO Max, possui 64 milhões de assinantes, porém é importante lembrar que esse número poderá aumentar, visto que esse ano o serviço vai se expandir no mundo todo. Já o serviço da Discovery, possui 15 milhões de assinantes.

Em efeito de comparação, a Netflix informou no começo do ano, que possui 208 milhões de assinantes. Já a Disney+ recentemente ultrapassou os 100 milhões de assinantes. O faturamento previsto para a nova empresa é de US$ 52 bilhões até 2023. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
David Zaslav, novo CEO da empresa que vai se fundir (Imagem/Reprodução: Variety)

Zaslav, já se pronunciou, dizendo que sabe que uma das duas empresas de streaming terá de deixar de existir. Falando sobre o futuro da empresa ele diz: “Queremos que nossa empresa seja o lugar onde as pessoas que desejam criatividade, flexibilidade, histórias, venham até nós”. Alguns se mostram bem felizes com a chegada de Zaslav no ramo de conteúdo e entretenimento, consideram ele muito experiente. Já outras pessoas estão assustadas, pelo fato dele não ter gerenciado nada desse tamanho.

Não há dúvidas que existe um grande clima de otimismo com toda a fusão. A nova empresa terá um conselho de 13 membros, todos com o mesmo poder. 7 deles serão indicados pela AT&T e 6 deles um sendo Zaslav, será indicado pela Discovery. Mesmo antes de tudo se concluir o novo CEO já garante: “Somos a melhor empresa de mídia do mundo”. Sem dúvida será um grande concorrente no mundo dos streamings, e mais um para entrar na briga contra Netflix e Disney+.

Warner Games será dividida em fusão WarnerMedia e Discovery

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como nesse processo, muitas áreas estão envolvidas, a empresa como um todo está sendo afetada. Uma dessas divisões que será afetada diretamente é a Warner Bros. Interactive Entertainment, que é responsável por criação e desenvolvimento de jogos.

Alguns jornalistas relataram nas redes sociais que a fusão, vai incluir a venda de parte da Warner Games, mas não a empresa como um todo. As empresas que fazem parte desse conglomerado são a Rocksteady, Netherrealm, Monolith, Avalanche Software, TT Games, WB Games Montreal, e mais alguns outros.

Por enquanto, não existe mais detalhes sobre estúdios e outras divisões que serão afetados na fusão. Porém é importante lembrar que em 2020 surgiram rumores, que a AT&T, planejava vender a divisão de jogos da Warner. Algumas das empresas que estavam interessadas na possível compra eram a Electronic Arts, Take-Two Interactive, Activision e Microsoft. Porém a empresa desistiu de realizar a venda.

Agora resta esperar

Com certeza a notícia da fusão WarnerMedia e Discovery, foi uma grande bomba que abalou muitas estruturas. Observar as empresas, se armando na guerra de streamings, é algo muito interessante. Sabemos que no final os que são afetados somos nós. Pois teremos ainda mais serviços de streaming para tirar dinheiro do nosso bolso. Com a impactante notícia é interessante ver rumores surgindo, como uma possível compra da MGM pela Amazon. A corrida pelo streaming esta só começando, e muitos já estão saindo na frente.

Sair da versão mobile