O WhatsApp continua seu cerco contra os aplicativos piratas e modificados. Depois de notícias recentes de aplicativos como o GBWhatsApp estar sendo banido. Nos últimos dias, o próprio WhatsApp aprimorou sua segurança usando o módulo de segurança do Google Play do Android que bloqueia aplicativos falsos que possam melhorar.
Will Catchcart, chefe do serviço do Twitter, anunciou em uma sequência de tweets que a equipe do mensageiro trabalhou junto ao Google para bloquear apps que prometem modificar o mensageiro. E parte dessa solução se encontra no Google Play Protect, que irá bloqueá-los automaticamente.
Na thread, Catchcart, lembra que “baixar uma versão falsa ou modificada do WhatsApp nunca é uma boa ideia. Esses aplicativos parecem inofensivos, mas podem contornar as garantias de privacidade e segurança do WhatsApp”.
Ele também classifica esses apps como malwares: “são uma ameaça perniciosa que deve ser combatida e a comunidade de segurança continua a desenvolver novas maneiras de impedir que eles se espalhem”. Ele conclui: “Esses aplicativos prometiam novos recursos, mas eram apenas uma farsa para roubar informações pessoais armazenadas nos telefones das pessoas”.
Dentro desse leque infinito de aplicativos que se enquadrariam, estão aplicativos como o WhatsApp GB, WhatsApp Plus e até alguns que estão, olhem só, dentro da própria Google Play há aplicativos do tipo.
Leia também:
WhatsApp está banindo quem usa aplicativos modificados
Além do Android desinstalar sumariamente esses aplicativos, o próprio WhatsApp também está punindo alguns usuários. A Meta chega a banir temporariamente usuários que são “pegos” usando aplicativos como o WhatsApp GB e outros.
Vale lembrar que existe uma página do WhatsApp que diz claramente, dando nome aos bois, quais aplicativos que podem gerar banimentos:
Os aplicativos não compatíveis (como o WhatsApp Plus, GB WhatsApp e outros apps que dizem transferir suas conversas entre aparelhos diferentes) são versões modificadas do WhatsApp. Eles foram desenvolvidos por terceiros e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses aplicativos porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”.
Além do aviso, na própria página eles mostram como o usuário pode simplesmente migrar do WhatsApp GB para o WhatsApp comum, seguindo esse tutorial:
- Espere o banimento temporário acabar. Será mostrado um cronômetro que precisa ser zerado.
- No GB WhatsApp, toque em Mais opções > Conversas > Backup de conversas.
- No seu celular, toque em Configurações > Armazenamento > Arquivos.
- Encontre a pasta do GB WhatsApp, pressione e segure para selecioná-la.
- No canto superior direito, toque em Mais > Renomear e renomeie a pasta como “WhatsApp”.
- Em seguida, abra a Play Store e baixe o app oficial do WhatsApp. Caso não consiga acessar a Play Store, baixe o app neste link.
- Na tela que mostra o backup encontrado, toque em Restaurar > Próximo.