O WhatsApp está preparando uma novidade para os usuários de Android: um widget para Meta AI. Com ele, será possível acessar a inteligência artificial da Meta diretamente da tela inicial do seu celular, sem precisar abrir o aplicativo. A ideia é facilitar o uso das funcionalidades da IA, tornando o acesso mais rápido e prático para o dia a dia.
Essa atualização, que já está em fase de testes, promete trazer mais agilidade para quem usa a Meta AI no WhatsApp. Quer saber como vai funcionar e quais as vantagens de ter um atalho para a IA na tela do seu Android? Continue lendo!
WhatsApp e Meta AI: um atalho na tela do seu Android
O WABetaInfo divulgou que o WhatsApp em breve vai oferecer um novo jeito de acessar a Meta AI, a inteligência artificial da Meta. A função está sendo desenvolvida em uma versão Beta do aplicativo.
O objetivo da Meta é que você possa usar as funções principais da IA sem precisar abrir o WhatsApp ou sair da tela inicial do seu celular. Com um toque, a IA estará pronta para te ajudar. Além disso, a empresa também estaria criando um aplicativo separado da Meta AI para dispositivos móveis.
A atualização Beta 2.25.6.14 do WhatsApp para Android já tem essa função disponível para alguns usuários. Ainda não são todos que podem testar, mas a expectativa é que em breve chegue para mais pessoas. Isso quer dizer que, em breve, a novidade pode aparecer na versão estável do aplicativo.
Leia também:
A adição de um widget para Meta AI no WhatsApp é mais um passo da Meta para integrar a inteligência artificial em seus produtos, buscando oferecer mais praticidade e rapidez para os usuários.
Como vai funcionar o widget para Meta AI no WhatsApp?
O atalho da Meta AI do WhatsApp para Android poderá ser colocado na tela inicial do celular em diferentes tamanhos, dependendo do espaço disponível e da importância que você quiser dar para o widget.
Serão três opções de acesso direto. A primeira é o chat normal com a Meta AI, com o logo da plataforma ou a frase “Ask Meta AI”. É o mesmo que conversar com o chatbot pelo contato no WhatsApp ou dentro de um bate-papo com outras pessoas.
Outra opção é enviar imagens diretamente para a Meta AI, para análise ou modificações. A terceira opção é começar uma conversa com a plataforma por comandos de voz, ideal para quando você estiver ocupado ou precisar de uma resposta rápida. A disponibilidade dessas duas últimas funções vai depender da sua região.
A integração de diferentes formas de interação com a Meta AI demonstra a preocupação da Meta em oferecer opções variadas para atender às necessidades dos usuários, tornando a experiência mais completa e acessível.
O que é a Meta AI e como ela funciona?
A Meta AI é a plataforma de inteligência artificial dos aplicativos da Meta, como Instagram, Facebook, Threads e WhatsApp. Ela usa o modelo de linguagem Llama, da própria empresa, e funciona como um chatbot para conversas em geral, assim como o ChatGPT e outros.
A plataforma chegou ao Brasil em outubro do ano passado, integrada aos aplicativos de mensagem e redes sociais. Ela consegue responder perguntas, gerar listas de recomendação e criar imagens a partir de comandos, entre outras coisas.
Por estar integrada a aplicativos populares e ter um atalho nas conversas, a plataforma fez sucesso logo no começo. Em outubro de 2024, já tinha mais de 500 milhões de usuários, mesmo com algumas críticas por erros e “alucinações” na criação de imagens e textos.
A Meta AI representa a aposta da Meta no futuro da inteligência artificial, buscando integrar a tecnologia em seus produtos e serviços para melhorar a experiência dos usuários e oferecer novas possibilidades de interação.
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou que a empresa pretende investir até US$ 65 bilhões em infraestrutura de IA este ano. O objetivo é aumentar a capacidade de processamento e a estabilidade dos servidores da empresa nesse setor. A área é vista como uma das prioridades da Meta, que parece estar se afastando do metaverso e outros ambientes digitais.
O lançamento do widget para Meta AI no WhatsApp é mais um passo nessa direção, facilitando o acesso à IA e incentivando o uso da plataforma pelos usuários. A Meta busca se consolidar como uma das líderes no mercado de inteligência artificial, investindo em tecnologia e buscando novas formas de integrar a IA em seus produtos.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via TecMundo