WhatsApp lança Comunidades para todos… menos no Brasil

No Brasil recurso só chega em 2023 para evitar disseminação de notícias falsas referentes as eleições brasileiras
Atualizado há 2 anos
WhatsApp lança Comunidades para todos... menos no Brasil 1

Outros destaques

Video calls
aplicativos para baixar jogos pagos valem a pena: iphone vs android
Remoção de reflexos
Google One Lite
Enjoo em movimento e Cues de Movimento

A Meta anunciou que a aguardada função “Comunidades” finalmente chegou para todos usuários do WhatsApp! Porém, no comunicado há uma informação omitida: todos os países ganharam a funcionalidades, menos o Brasil. Desde que a empresa de pistas sobre a funcionalidades, todos sabiam que o Brasil ficariam de fora devido as eleições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mark Zuckerberg anunciou o lançamento do Communities (Comunidades) no WhatsApp, que permite que as pessoas reúnem vários grupo de um mesmo assunto sob um único tópico.

Ele acrescentou que o novo recurso “melhora os grupos” ao habilitar subgrupos, vários segmentos e canais de anúncio.

Assim como o Zoom ou Slack, as pessoas podem receber atualizações enviadas para toda a Comunidade e organizar grupos de discussão menores. Com isso, os grupos de WhatsApp estão prestes a ficar menos caóticos graças ao novo recurso.

No Brasil só chega em 2023

Quando a Meta anunciou a novidade no começo do ano, o Ministério Público Federal (MPF) pediu a empresa que não colocasse a função no Brasil para evitar que grandes grupos de fakenews pudessem se melhor organizar e atrapalhar o andamento das eleições presidenciais. Com isso, o recurso só chega em 2023 por aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Como funciona o recurso comunidades do WhatsApp

Com o recurso, administradores poderão criar subgrupos de um único tema. Por exemplo, digamos que você é um diretor de escola e precisa gerenciar um grupo para cada turma. Você poderá criar uma comunidade que dentro dela você terá um subgrupo para cada turma. Sendo assim, quando você querer dar um anúncio para uma turma em especifico, basta ir no subgrupo, sem precisar mandar mensagens para todos.

Exemplos de comunidades do WhatsApp
Exemplos de comunidades. (Imagem/divulgação: Meta)

O WhatsApp surgiu como uma das ferramentas para coordenar com um grupo mais amplo de pessoas em toda a pandemia com escolas, clubes locais e organizações sem fins lucrativos que dependem dele para trabalhar juntos durante os muitos bloqueios ao redor do mundo.

Como criar uma nova Comunidade de WhatsApp?

O WhatsApp vem testando comunidades com um grupo seleto de organizações como o grupo de mulheres do Reino Unido, This Mum Runs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que começou com 75 mulheres em um post no Facebook, agora é um grupo gratuito e voluntário que construiu uma comunidade ativamente engajada de um quarto de milhão de mulheres, 80 capítulos da comunidade digital, milhares de corridas semanais gratuitas e 50.000 usuários de aplicativos mensais ativos.

“Somos gratos por agora podermos apoiar ainda mais grupos de mulheres através do WhatsApp Communities e oferecer a mais mulheres um espaço seguro para se conectar e compartilhar nossas histórias”, disse Mel Bound, o fundador.

O novo recurso deve estar disponível para usuários do WhatsApp globalmente nos próximos meses.

Outros recursos como Enquetes e chamadas de vídeo para 32 pessoas também foram introduzidos para tornar os grupos mais eficazes.

No passado, Zuckerberg também insinuou um recurso semelhante de “Comunidade” para Facebook, Messenger e Instagram.

 

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.