WhatsApp não funciona? Vejam 5 soluções fáceis para tentar

Mostramos cinco soluções simples de como resolver problemas com o WhatsApp, quando o mesmo não está funcionando corretamente.
Atualizado há 4 anos
whatsapp problemas destaque

Outros destaques

segurança digital familiar
A palavra-chave do artigo em português é "trick do Gmail".
reuniões online
Wordpress
"Ferramentas de escrita"

Existem algumas razões possíveis pelas quais o WhatsApp não está funcionando no seu dispositivo Android. Felizmente, todos eles podem ser corrigidos relativamente de maneira fácil. Se o aplicativo estiver travando, você não poderá enviar mensagens, fotos, fazer chamadas ou outros problemas; se for o seu caso, tente seguir as 5 dicas abaixo para fazer com que o aplicativo volte a funcionar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1 – Descubra se o problema é no seu celular ou geral

Se o WhatsApp não estiver funcionando no seu smartphone, a primeira coisa a fazer é verificar se o problema está no seu celular ou é um problema generalizado. Você pode fazer isso visitando qualquer site que informa se o WhatsApp está inoperante e em quais países. O mais usado e comum no Brasil é o Downdetector. Ele rastreia redes sociais procurando mensagem de pessoas com problemas com serviços online.

Se um (ou todos) sites afirmam que o serviço está inoperante em todo país ou até mesmo no seu estado, não há muito o que fazer, espere até o WhatsApp resolver o problema. Infelizmente, interrupções não são incomuns para o WhatsApp, bem como outros serviços populares, incluindo Facebook, YouTube e Twitter.

2 – Verifique sua conexão com a Internet

Se não houver relatos de uma interrupção do WhatsApp, o problema deve estar do seu lado. Para tentar resover, a primeira coisa a fazer é verificar o básico, que, nesse caso, é sua conexão com a Internet. Comece desativando o Wi-Fi e ligue-o novamente para verificar se isso funciona. Sem sorte? Em seguida, tente visitar um site aleatório na internet ou reproduzir um vídeo do YouTube, apenas para ver se há algum problema com sua conexão.

Se você não consegue acessar a Internet, talvez esteja muito longe do seu roteador ou esteja enfrentando outros problemas relacionados ao Wi-Fi. Você pode conferir nossa postagem dedicada sobre como corrigi-los aqui ou simplesmente mudar para dados móveis para acessar o WhatsApp imediatamente. Problema resolvido!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

3 – Forçar parada e limpar cache

deletar fotos do whatsapp

Se o WhatsApp ainda não estiver funcionando, executar uma parada forçada e limpar o cache do dispositivo pode resolver o problema. Uma parada forçada basicamente interrompe o processo do Linux para o aplicativo e a limpeza do cache elimina os arquivos temporários que o aplicativo armazenou. Mas antes, não se esqueçam do backup.

4 – tualizar o WhatsApp ou reinstalá-lo

Seu problema relacionado ao WhatsApp pode ser causado por um bug no aplicativo. A melhor coisa a fazer é atualizá-lo para a versão mais recente, acessando a Play Store, tocando no Meus aplicativos e jogos opção e, em seguida, toque no Atualizar ao lado de WhatsApp – se estiver disponível.

Se isso não funcionar, ou se não houver atualização disponível, sua melhor aposta é excluir o aplicativo do dispositivo e reinstalá-lo. Antes será necessário fazer um backup.

5 – Desativar sua VPN

VPNs são ótimas. Elas permitem ocultar sua identidade on-line, ignorar restrições de conteúdo regional em serviços como Netflix e obter acesso ao WhatsApp em países em que não está disponível. No entanto, uma VPN também pode ser a razão pela qual o WhatsApp não está funcionando para você.

Encontrei relatórios de usuários que afirmam que não podem fazer chamadas via WhatsApp quando têm uma VPN ativada e enfrentam vários outros problemas. Portanto, se você tiver uma VPN ativada ao tentar acessar o WhatsApp, desative-a para ver se resolve o seu problema.

Essas são 5 maneiras mais simples de resolver seus problemas com o WhatsApp, caso alguma tenha resolvido, não esqueça de nos contar nos comentários.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.