Como sempre, o WhatsApp vem recebendo mais novidades por meio de atualizações recorrentes. E dessa vez, a novidade é para um recurso que ainda vai chegar ao app. Vamos ver abaixo um pouco sobre cada funcionalidade.
- Google anuncia smartphone dobrável Pixel Fold para o dia 10 de maio
- Rádio FM será obrigado agora: Samsung, Apple, ninguém escapa
WhatsApp vai facilitar acesso a canais
De acordo com o WABetaInfo, a versão beta do aplicativo para iOS agora traz uma aba dedicada aos canais e atualizações de Status. A aba se chamará Atualizações.
Dentro da página haverá duas guias. A primeira é dedicada a Status que já existe, e a outra é dedicada a reunir todos os canais que o usuário segue.
Os Status devem ser exibidos na horizontal para liberar espaço para os canais na parte inferior. A intenção da Meta, é que os usuário deem mais destaque aos canais.
Essa facilidade é bem interessante, porém ninguém sabe do que se trata os canais, visto que a novidade não chegou ainda. Vamos ver um pouco sobre ela abaixo.
O que são os canais do WhatsApp?
Assim como o recurso anterior, os canais foram descobertos pelo WABetaInfo. Ao entrar no aplicativo, foi exibido o seguinte anúncio “Conheça os canais. Fique ligado nos tópicos que interessam para você. Os canais que você segue aparecerão aqui”.
Esse recurso se chamava Newsletters, porém teve uma troca de nome para Atualizações. Não está claro o motivo da troca, mas é possível que seja para melhor se enquadrar com o objetivo da função.
A finalidade do recurso é que os canais serão como chats com milhares de pessoas, mas que só terão mensagens dos administradores.
A ideia é que sirvam como meios de comunicação massivos, parecido com o que acontece nos canais do Telegram.
Diferente das Comunidades do WhatsApp, que o propósito também é unir milhares de pessoas com interesses em comum, os Canais do WhatsApp visam servir como espaço informativo unilateral.
O recurso não terá comportamento similar ao de grupos, tratando todos os participantes com maior discrição.
Cada canal terá um nome específico e, segundo o WABetaInfo, há indícios de que será possível pesquisar por eles dentro do próprio app.
Uma vez inscrito num canal, o número do usuário não é exposto para outros participantes. Contudo, as conversas que rolam ali não são criptografadas de ponta a ponta.
Ou seja, a empresa Meta poderá conferir o conteúdo das conversas se assim desejar, e há uma porta aberta para a veiculação de anúncios, da mesma maneira que ocorre no Telegram
A participação em canais será totalmente opcional e entrar num desses chats não vai interferir na sua experiência com outras conversas.
Os papos privados, em grupo ou em Comunidades, continuará protegido com criptografia de ponta a ponta.
Não há previsão de lançamento para os Canais do WhatsApp. Por enquanto, testadores não têm acesso à funcionalidade e, por se tratar de uma grande novidade, é possível que o WhatsApp anuncie em breve o início da experimentação do recurso.
Agora diga para nós, gostou das novidades que estão chegando no app? Teve dúvidas nas novidades que vão chegar? Diga para nós nos comentários abaixo.
Fonte: WABetaInfo