Espera-se que uma próxima atualização do Windows 10 resolva um bug que afeta a ferramenta Optimize Drives que pode estar prejudicando a longevidade das unidades de estado sólido (SSDs).
Os problemas surgiram pela primeira vez com o Windows 10 versão 2004, lançado ao vivo em maio, após o qual os usuários começaram a relatar que a ferramenta de otimização não estava conseguindo registrar a última vez que uma unidade foi desfragmentada.
Isso significava que o Windows 10 estava realizando otimizações automáticas de unidade com muito mais frequência do que deveria, o que poderia ter implicações na vida útil de um SSD.
- Microsoft apresenta mini PC com Windows 365 Link para empresas
- Copilot IA Microsoft se torna mais inteligente no Excel e PowerPoint
- Dicas de Segurança para Usar Aparelhos Eletrônicos em Casa
Problema de desfragmentação do Windows 10
Quando uma unidade é desfragmentada, seu conteúdo é essencialmente reorganizado de uma forma que permite que os dados sejam acessados mais rapidamente. Desfragmentar uma unidade altamente fragmentada pode resultar em ganhos de desempenho gritantes, mas o processo de otimização também é desgastante para a própria unidade.
Tradicionalmente, o Windows 10 deve registrar a última vez que uma unidade foi otimizada para garantir que não seja submetida a desgaste desnecessário.
No caso de SSDs, alguns especialistas acreditam que não é sensato realizar a desfragmentação, enquanto outros afirmaram anteriormente que há benefícios em otimizar um SSD altamente fragmentado aproximadamente uma vez por mês.
No entanto, como resultado do bug do Windows 10 2004, a ferramenta Optimize Drives está desfragmentando unidades toda vez que o dispositivo conectado é reiniciado. Na verdade, isso significa que muitos SSDs estão sendo desfragmentados cerca de 30 vezes mais do que o ideal.
A Microsoft reconheceu o problema, identificado pela primeira vez em junho, e já lançou uma correção para membros de seu programa Insider com o Windows 10 Build 19042.487 (20H2).
Enquanto os usuários regulares do Windows 10 esperam que a correção seja testada em beta e implementada em toda a base de usuários (o que deve ocorrer mais cedo ou mais tarde), é aconselhável desligar a desfragmentação automática para evitar mais danos aos SSDs.
Via Biping Computer