A Microsoft lançou uma nova versão canary do Windows 11 Canary build 27788 para o programa Windows Insiders. A atualização inclui serviços MIDI reformulados, novos recursos do OneDrive e melhorias no File Explorer.
Windows 11 Canary build 27788: Novos Serviços MIDI
Serviços MIDI Reescritos
A principal novidade é a prévia pública dos Serviços MIDI do Windows. Trata-se de uma reescrita completa do sistema MIDI, focando na experiência do músico e numa base sólida para futuras expansões. O MIDI (Musical Instrument Digital Interface), padrão lançado em 1983, sincroniza instrumentos eletrônicos. É usado em diversos contextos musicais, da gravação à iluminação de palcos. O MIDI 2.0, a primeira grande atualização desde 1983, oferece recursos modernos, como maior velocidade e fidelidade, melhor controle de instrumentos e comunicação bidirecional.
Os Serviços MIDI do Windows suportam MIDI 2.0 e atualizam o MIDI 1.0. Funciona em sistemas 64 bits em todos os processadores suportados, incluindo Arm64. Entre as vantagens, estão o suporte total ao padrão MIDI 2.0, transportes mais rápidos, e cada ponto de extremidade agora é multicliente. Aplicativos podem usar um dispositivo simultaneamente.
O novo driver USB MIDI 2.0, fornecido pela AMEI (Association of Musical Electronics Industry of Japan) e escrito pela AmeNote, é um driver de alta velocidade que funciona com dispositivos USB MIDI 2.0 e 1.0. Há também transportes integrados para recursos antes inacessíveis sem drivers de terceiros. O SDK (Software Development Kit) inclui ferramentas como o Windows MIDI Services Console, o MIDI Diagnostics e o MIDI Settings app para gerenciar pontos de extremidade, renomear portas, criar dispositivos de retorno e gerenciar conexões MIDI 2.0 em rede.
A Microsoft também está trabalhando em um transporte MIDI 2.0 em rede, um painel de conexões virtuais e uma reescrita do transporte BLE MIDI 1.0. Tudo isso será lançado em futuras versões. A prévia pública permite que usuários testem os Serviços MIDI do Windows e o MIDI 2.0, usando aplicativos existentes com a nova versão instalada. Uma lista de problemas conhecidos está documentada separadamente.
Leia também:
Recursos do OneDrive
Outra novidade é a capacidade de retomar arquivos do OneDrive do celular no PC com um clique. Usuários receberão uma notificação para continuar editando um arquivo (documentos do Word, planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint, blocos de notas do OneNote e PDFs) acessado no celular nos últimos 5 minutos.
O recurso funciona apenas com contas Microsoft, não sendo compatível com contas de trabalho ou escola, e exige o uso da mesma conta em ambos os dispositivos. A notificação abrirá o arquivo no navegador padrão do PC. A funcionalidade pode ser desativada em Configurações > Aplicativos > Retomar.
Melhorias no File Explorer e Configurações
A atualização do Windows 11 Canary build 27788 também traz melhorias no File Explorer. Quando a opção “Restaurar janelas de pastas anteriores no login” está ativada, as abas abertas em cada janela serão restauradas.
A lógica para a configuração “Salvar automaticamente meus aplicativos reiniciáveis e reiniciá-los quando eu voltar a entrar” foi atualizada. Ao ativar esta configuração, a configuração específica do File Explorer também será ativada automaticamente. Há uma nova opção para adiar ou desativar o lembrete “Iniciar backup” na barra de endereço do File Explorer.
Para clientes comerciais em PCs gerenciados por um administrador de TI, a página inicial de Configurações receberá uma atualização. Ela exibirá alguns cards existentes para PCs gerenciados, como “Configurações recomendadas” e “Dispositivos Bluetooth”, além de dois novos cards de informações específicas da empresa e preferências de acessibilidade. A implementação ocorrerá gradualmente.
Correções e Problemas Conhecidos
Diversos problemas foram corrigidos, incluindo um que causava travamentos cíclicos em várias superfícies (barra de tarefas, pesquisa, Configurações e tela de bloqueio). Um erro que causava uma falha crítica do sistema em uma versão anterior também foi corrigido, assim como um problema que impedia que alguns aplicativos de digitalização detectassem um scanner conectado. As cores usadas no MMC (Microsoft Management Console) também foram aprimoradas.
Ainda existem alguns problemas conhecidos, principalmente em PCs com Copilot+, que podem perder a funcionalidade do Windows Hello. Há problemas no File Explorer, em que uma janela minimizada pode não ser renderizada corretamente quando restaurada, e na página inicial de Configurações, que pode travar. Problemas com Hyper-V e recursos dependentes também estão sendo investigados.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Neowin