Com a data de chegada da versão final para o público do Windows 11 marcada para outubro, ao que parece, a Microsoft irá restringir ainda mais o número de PCs compatíveis com o sistema.
Segundo um tweet do Beta Wiki, usuários do programa Windows Insider, começaram a receber notificações avisando que seus PCs não são mais compatíveis com novas versões, sugerindo eles a instalarem o Windows 10, mesmo que eles já estejam a meses usando as versões Dev e/ou Beta.
Quando a Microsoft liberou as versões beta e dev do sistema, elas chegaram cheias de restrições, como a polêmica obrigatoriedade de usar um módulo TPM 2.0. Algumas exigências até foram afrouxadas, mas parece que a versão final para o público não será tão “bonzinha” assim.
“Seu PC não atende aos requisitos mínimos de hardware para Windows 11”, diz a notificação. “Seu dispositivo não está qualificado para ingressar no Programa Windows Insider no Windows 11. Instale o Windows 10 e participe do Programa Windows Insider no Canal Release Preview”.
- Como Forçar o Fechamento de um Aplicativo no Windows 10
- Como Desfragmentar um PC com Windows 11 em 2024
- Como atualizar manualmente a segurança do Windows 11 em poucos passos
Os testadores do Windows 11 que estão executando o sistema operacional em hardware sem suporte poderão usar uma solução alternativa para instalar uma versão ISO da versão final. Mas a Microsoft avisa que os dispositivos neste estado sem suporte não serão elegíveis para atualizações do Windows, e isso pode incluir patches de segurança.
A Microsoft recomenda que os testadores do Windows 11 que não atendem aos requisitos mínimos de hardware instalem o Windows 10, pois esse sistema operacional terá suporte até 2025. Muitos deles, que costumam ser entusiastas fiéis da Microsoft, ainda ficarão confusos por que seu PC não está t oficialmente suportado, embora provavelmente esteja executando o sistema operacional perfeitamente por meses.
Microsoft sugere que usem Windows 10
A Microsoft tentou justificar seus requisitos mínimos de hardware do Windows 11 em torno de uma pressão por segurança e confiabilidade, mas ainda deixa alguns PCs vendidos há poucos anos sem poderem ser atualizados. O Windows 11 eleva a linha de base da segurança ao nível da CPU, e a Microsoft deixou claro que deseja impor ou oferecer suporte ao Trusted Platform Module (TPM), UEFI Secure Boot e métodos de segurança baseados em virtualização.
O Windows 11 chegará em 5 de outubro e a Microsoft continuará a lançar novas compilações de sistema operacional para os testadores. A integração do aplicativo Android não está chegando ao lançamento, mas os testadores do Windows Insider terão acesso nos próximos meses ao recurso que depende fortemente de hardware moderno.
Com informações do The Verge