Embora se especulasse que as atualizações do Windows 11 seriam gratuitas, agora está confirmado pela própria Microsoft a gratuidade. Para ser “elegível” basta ter um PC compatível rodando o Windows 10, ter pelo menos 4 GB de RAM e processador de 64 bits, entre outras exigências.
Se você quer saber quando será a atualização, segundo a empresa, o sistema entrará em teste público na semana que vem, e será distribuída para todos entre o final de 2021 e começo de 2022.
Como visto pelo WalkingCat no Twitter, para saber se seu computador é compatível, basta baixar o Windows Heath checker, uma vez instalado e iniciado, ele vai levá-lo a um hub com um grande banner azul que diz: “Apresentando o Windows 11. Vamos verificar se este PC atende aos requisitos do sistema. Se isso acontecer, você pode obter a atualização gratuita quando estiver disponível.”
Atualmente, esses são os requisitos:
- Navegação anônima e sem Ads é possível? Conheça os recursos da Surfshark – TecMundo
- Windows 11 agora tem atualizações mais rápidas e menores
- Esse é o PC mais poderoso do mundo, só tem um probleminha para ter ele
- processador de 1 GHz com dois ou mais núcleos de 64 bits
- 4 GB de RAM
- 64 GB de armazenamento
- tela HD (720p) maior que 9 polegadas
- compatível com UEFI, Secure Boot e TPM (Trusted Platform Module) na versão 2.0
Dado o foco da Microsoft em fornecer seu SO e serviços para o maior número possível de pessoas, uma atualização gratuita era altamente provável. A pergunta é quando seria confirmada.
E se você não gostar do Windows 11? Você terá dez dias para voltar ao Windows 10. Depois disso, você precisará fazer um backup e instalar o Windows 10 do zero.