Wuthering Waves review: por que valeu a pena jogar apesar do lançamento desastroso

Wuthering Waves review: lançamento desastroso superado! Descubra como esse RPG de ação conquistou jogadores após melhorias significativas. Saiba mais!
Atualizado há 3 horas
Wuthering Waves review

Outros destaques

RTX 5060 lançamento março
Roteador ASUS ROG Rapture Wi-Fi 7
Jogos de plataforma de 2025
Jogos no Galaxy Watch 5
Respostas NYT Mini Crossword

Lançado há seis meses para iOS, Android e Windows, Wuthering Waves teve um início turbulento. Erros catastróficos atrapalharam a experiência de muitos jogadores, o que é comum em jogos live-service, mas a desenvolvedora Kuro Games não desistiu. O jogo se recuperou e foi até indicado ao The Game Awards no ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Wuthering Waves é um RPG de ação em mundo aberto e gratuito, similar ao Genshin Impact. O combate, porém, foca em combos espetaculares, parries precisos e esquivas no momento certo. Alguns jogadores dizem que o combate é inspirado em Devil May Cry, havendo até uma referência à cadeira (modificada) do personagem Vergil.

Wuthering Waves review: Da Lançamento Desastroso à Redenção

O lançamento de Wuthering Waves foi desastroso. Problemas de desempenho, travamentos e textos de diálogo cortados eram frequentes. Muitos jogadores relataram não conseguir jogar, mesmo com gráficos promissores. Houve críticas à dublagem, que lembrava vocais em estilo ASMR, destoando da dublagem usual em jogos. Felizmente, a Kuro Games se desculpou e prometeu correções.

Uma foto do escritório da Kuro Games em Guangdong, China, tirada entre 22h e 23h, mostrava as luzes acesas, indicando o comprometimento da empresa com as melhorias. Nos meses seguintes, a Kuro Games trabalhou para corrigir os problemas mais urgentes e implementar melhorias na qualidade de vida do jogo.

Um dos destaques foi oferecer gratuitamente a todos os jogadores uma caixa com um personagem 5 estrelas e uma arma 5 estrelas do banner padrão. Posteriormente, permitiram que os jogadores obtivessem a personagem 5 estrelas limitada, Xiangli Yao, de graça ao atingir certo ponto em um evento. O jogo conta com modo 120FPS no PC, algo ausente nos jogos da concorrente miHoYo, exceto Zenless Zone Zero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Com a atualização 2.0, Wuthering Waves chegou ao PS5, e a personagem limitada Camellya finalmente se tornou jogável em novembro, após meses de espera. O jogo chegou à final do The Game Awards na categoria de melhor jogo para celular, mas perdeu para Balatro.

Ressurgimento e Melhorias Contínuas

A Kuro Games divulgou material promocional antecipadamente para a nova área Rinascita, gerando entusiasmo. Seus esforços iniciais para corrigir o jogo valeram a pena, e até os teasers de personagens recentes melhoraram, fornecendo informações cruciais sobre funções, estilos de jogo e materiais. Isso permitiu aos jogadores se prepararem com antecedência. O constante aprimoramento do jogo é comparável ao processo de desenvolvimento e atualizações visto em outros jogos de sucesso, como os mencionados na lista de melhores jogos para PlayStation.

Jogando com dublagem e texto em mandarim, não percebi este detalhe, mas a personagem Zani fala com sotaque italiano (com influências de espanhol e grego) na dublagem em inglês. No lançamento, as vozes em inglês soavam forçadas, pois alguns dubladores britânicos foram obrigados a adotar sotaques americanos. O sotaque italiano de Zani é uma grande melhoria, me incentivando a dar outra chance à dublagem em inglês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

(Zani recomenda comer pizza de abacaxi, algo que eu gosto.) Com a atualização 2.0, alguns jogadores descreveram a experiência como maravilhosa. Estou gostando da atualização e aprimorando meus personagens. Ainda não terminei as missões da história, mas a escrita da Kuro Games parece melhor em relação aos primeiros capítulos.

Há uma tendência a mostrar mais do que o que experimentei em Genshin Impact e Honkai: Star Rail, jogos que costumam usar telas pretas com texto. Wuthering Waves evita isso. A história não é completamente cativante, mas explorar Solaris-3 continua divertido. O excesso de termos novos dos primeiros capítulos diminuiu, facilitando a compreensão da história. Jogando Genshin Impact também, aprecio as diferenças entre os jogos.

O sistema de combate de Wuthering Waves satisfaz uma necessidade que Genshin Impact não atende. Aprimorar personagens é rápido e a história está melhorando. Os eventos são divertidos, exceto o modo Tower of Adversity e a série de eventos Pincer Maneuver. Esses modos são desafiadores sem o personagem ou elemento recomendado em destaque.

O modo roguelike Depths of Illusive Realm precisa de mais variedade, mas acredito que isso esteja em desenvolvimento, já que ele retornará em breve. Apesar das falhas, jogo Wuthering Waves diariamente no Windows e aguardo ansiosamente por conteúdo futuro. O jogo é bom o suficiente para que eu releve suas falhas. No início do mês, o CEO da Kuro Games, Solon Lee, publicou uma carta em chinês agradecendo aos fãs e revelando que Wuthering Waves atingiu sua maior receita em um único dia com o lançamento da versão 2.0.

Me senti encorajado pela carta e estou feliz por ter dado uma chance ao jogo no ano passado. Seja o que for que a empresa esteja planejando, estou ansioso. Quem sabe não teremos mais jogos inovadores como esse no futuro, talvez até mesmo entre os filmes IMAX 2025?

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Engadget

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.