Ícone do site Tekimobile

xAI de Elon Musk capta bilhões para impulsionar AI financeira

AI financeira

AI financeira

xAI, a empresa de inteligência artificial de Elon Musk, conseguiu levantar $6 bilhões em um novo financiamento, conforme um registro feito na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. Com isso, o total arrecadado pela empresa chega a $12 bilhões, somando-se a uma rodada anterior de $6 bilhões realizada na primavera deste ano. O objetivo da xAI é alcançar uma avaliação de $50 bilhões, o que representa o dobro do valor estimado há seis meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os investidores que participaram dessa nova rodada incluem Valor Equity Partners, Sequoia Capital e Andreessen Horowitz, além do Qatar Investment Authority, fundo soberano do Catar. Apenas os investidores que já haviam apoiado a xAI anteriormente puderam participar desta nova captação, com alguns deles tendo acesso a até 25% das ações da empresa.

AI Financeira: Acelerando o Desenvolvimento da xAI

A xAI foi fundada por Musk no ano passado e logo lançou o Grok, um modelo de IA generativa que alimenta várias funcionalidades na plataforma X, incluindo um chatbot disponível para assinantes premium e usuários gratuitos em algumas regiões. Musk descreveu o Grok como tendo uma “veia rebelde”, capaz de responder a perguntas consideradas “picantes” que outros sistemas de IA rejeitam.

Apesar de suas críticas a sistemas como o ChatGPT, Musk afirma que o Grok é “maximamente em busca da verdade” e menos tendencioso que modelos concorrentes. No entanto, há indícios de que o Grok pode ter uma inclinação política à esquerda. Desde seu lançamento, o Grok se tornou uma parte integral da plataforma X, inicialmente disponível apenas para usuários da rede social e desenvolvedores que conseguiram implementar a versão de código aberto.

Recentemente, o Grok também passou a gerar imagens na plataforma X, através de uma integração com o gerador de imagens Flux, embora essa funcionalidade tenha gerado controvérsias por não ter restrições. Além disso, o modelo é capaz de analisar imagens e resumir eventos e notícias, embora com algumas limitações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

AI Financeira: Competindo com Gigantes do Setor

A xAI está em uma corrida para alcançar concorrentes como OpenAI e Anthropic no campo da IA generativa. Em outubro, a empresa lançou uma API que permite que clientes integrem o Grok em aplicativos e plataformas de terceiros. Além disso, a xAI está se preparando para lançar um aplicativo consumidor independente, semelhante ao que a OpenAI oferece.

Musk alega que a competição não é justa, tendo processado a OpenAI e a Microsoft, acusando-os de tentarem eliminar concorrentes como a xAI. Ele afirma que a OpenAI se beneficia injustamente da infraestrutura e expertise da Microsoft, o que, segundo seus advogados, configura uma “fusão de fato”.

Recentemente, a política de privacidade da X foi alterada para permitir que terceiros, incluindo a xAI, treinem modelos com base em postagens da plataforma. Musk, que foi um dos fundadores da OpenAI, deixou a empresa em 2018 devido a divergências sobre sua direção.

AI Financeira: O Futuro da xAI e Seus Planos de Expansão

A xAI tem um plano ambicioso de treinar seus modelos com dados de suas várias empresas, como Tesla e SpaceX. Atualmente, a xAI já está fornecendo suporte ao cliente para o serviço de internet Starlink da SpaceX e está em negociações com a Tesla para fornecer pesquisa e desenvolvimento em troca de parte da receita da montadora.

Entretanto, essa estratégia não é bem vista por alguns acionistas da Tesla, que processaram Musk, alegando que ele desviou talentos e recursos da empresa para um empreendimento que compete diretamente com a Tesla. Apesar disso, a xAI já está gerando cerca de $100 milhões por ano, enquanto a Anthropic está projetada para gerar $1 bilhão e a OpenAI visa $4 bilhões até o final de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, Musk anunciou que a xAI está treinando a próxima geração de modelos Grok em um data center em Memphis, que foi construído em apenas 122 dias. O centro de dados, que possui 100.000 GPUs Nvidia, está parcialmente alimentado por geradores a diesel e espera-se que seja atualizado no próximo ano.

Em novembro, a xAI recebeu aprovação para aumentar sua capacidade de energia em 150 MW, o suficiente para abastecer cerca de 100.000 residências. Para garantir essa aprovação, a empresa se comprometeu a melhorar a qualidade da água potável da cidade e fornecer baterias fabricadas pela Tesla para a rede elétrica local.

Com a rápida expansão da xAI, que passou de apenas uma dúzia de funcionários em março de 2023 para mais de 100 atualmente, a empresa está se preparando para levantar mais fundos no próximo ano. A xAI não será a única empresa de IA a buscar grandes investimentos, já que a Anthropic e a OpenAI também estão em busca de capital significativo.

O setor de capital de risco em IA teve um crescimento considerável, atingindo $31,1 bilhões em transações no terceiro trimestre de 2024, segundo dados da Pitchbook.

Via TechCrunch

Sair da versão mobile