O codinome era Project Scarlett, depois foi anunciado – para final de 2020 – com o nome Xbox Series X, mas, no final, a Microsoft está voltando às suas raízes e simplesmente chamando seu console de próxima geração de “Xbox”.
Esse é o esclarecimento bastante impressionante que um representante da Microsoft deu recentemente, mas pode ter mais do que apenas uma redefinição de nome. Poderia muito bem estar preparando o cenário para mais variantes do console Xbox em um futuro próximo. Já que rumores indicam versões mais baratas.
A Microsoft nunca teve um esquema consistente de nomes para seus consoles, pelo menos não como seu rival mais próximo, o Sony PlayStation. O Xbox 360 seguiu o primeiro Xbox e, por sua vez, foi sucedido não pelo Xbox 720, mas pelo Xbox One. O Xbox One tem algumas edições, como o Xbox One S e Xbox One X, mas acabará sendo seguido pelo Xbox Series X. Ou apenas pelo Xbox.
Uma representante da Microsoft disse à Business Insider France que o nome que ele levará adiante será apenas o antigo “Xbox”. A parte “Série X” estava lá simplesmente para designar o console de primeira linha que será lançado no próximo ano. Isso provavelmente significa que muitos o chamarão de Xbox (2020) ou 2020 para diferenciá-lo do Xbox original. Os jogadores, por outro lado, simplesmente chamam todos os Xboxes de Xbox de qualquer maneira.
Essa mudança não é apenas uma simples mudança de marketing, ou pelo menos essa é a implicação. Segundo o porta-voz, simplificar o nome deixa espaço para mais consoles com o mesmo nome “Xbox” no futuro. A Série X se referirá apenas às configurações de ponta.
Isso significa que pode haver um Xbox Series S para tipos “slim” ou mesmo um Xbox Series C para “Cloud”. Ou pode haver também um Xbox Series S xCloud Edition. Afinal, estamos falando da Microsoft.