A Xiaomi hoje divulgou sua tecnologia de câmera abaixo da tela de terceira geração, que permitirá smartphones com telas com aproveitamento total de tela. A Xiaomi tinha primeiro provou sua tecnologia de câmera under-display para smartphones em junho do ano passado. Desde então, a empresa tem trabalhado para melhorar ainda mais a tecnologia e agora diz que está pronta para smartphones de produção em massa com a tecnologia em 2021.
Na terceira geração da tecnologia, Xiaomi diz que “melhorou muito” o efeito de tela inteira por meio de um arranjo de pixels personalizado e algoritmo de câmera otimizado para oferecer o mesmo desempenho de câmeras frontais típicas em smartphones. O arranjo de pixels desenvolvido sob medida usado pela Xiaomi em sua câmera abaixo da tela de terceira geração permite que a luz passe pela tela através das lacunas nos subpixels.
https://twitter.com/ShouZiChew/status/1299208948826791936
A empresa conseguiu isso mantendo o layout de subpixel RGB para cada pixel individual, garantindo que a qualidade de exibição não seja afetada. A empresa também afirma que, em comparação com outras soluções do mercado, dobrou o número de pixels horizontais e verticais, atingindo assim a mesma densidade de pixels na tela acima da área da câmera e na parte abaixo dela. Isso garante que a área de exibição acima da câmera tenha o mesmo brilho, gama de cores e precisão de outras partes do painel.
A Xiaomi também desenvolveu um projeto de circuito especial que permite ocultar mais componentes sob os subpixels RGB, aumentando assim a transmissão de luz para a câmera sob a tela. Essas melhorias fazem com que a câmera sob o display ofereça a mesma qualidade de imagem que as câmeras frontais comuns encontradas nos smartphones de hoje.
O primeiro smartphone da Xiaomi usando sua tecnologia de câmera sob tela de terceira geração deve ser lançado em 2021.