A Xiaomi pode estar trabalhando em um novo design de smartphone com uma câmera selfie giratória, de acordo com a patente registrada na China, conforme descoberto pelo 91mobiles. A patente foi registrada em novembro de 2020 e publicada esta semana. Na frente, ele mostra uma tela sem notch, e na parte traseira vemos um módulo de câmera circular. No entanto, o que o diferencia é a câmera selfie rotativa. O celular tem um módulo semicircular que gira 180 graus a partir da parte superior.
Quando a câmera selfie é acionada a partir do aplicativo da câmera, o módulo gira 180 graus para exibir a câmera selfie. Dessa forma, a empresa pode oferecer uma experiência com tela sem bordas.
A OPPO apresentou um patente semelhante em 2019, em que ele usou três engrenagens separadas para trazer a câmera frontal acima da tela. A patente da Xiaomi mostra que ela tem pelo menos câmeras duplas na parte traseira junto com um flash LED.
Isso é tudo que se sabe até agora sobre o telefone Xiaomi, mas como ainda está em fase de patente, não está claro quando a empresa poderá lançá-lo oficialmente.
Como a Xiaomi e outras empresas já abandonaram o sistema com câmera pop-up, pode ser uma solução enquanto as telas com câmeras escondidas por trás não chegam.
Vale lembrar que a Asus lançou recentemente o Zenfone 8 Flip que, assim como o antecessor, possui uma câmera frontal giratória usando o conjunto traseiro. Claramente um sistema mais prático, robusto e econômico, já que economiza no número de câmeras.