O Xiaomi Mi 10 Lite foi apresentado como o smartphone 5G mais barato do mundo. Um mês depois, a Xiaomi revelou o Xiaomi Mi 10 Youth ou Mi 10 Lite Zoom, um smartphone 5G ainda mais barato que aind vem com uma lente de zoom periscópio. Hoje, a empresa decidiu compartilhar alguns detalhes explicando como funciona a lente periscópio do Xiaomi Mi 10 Lite Zoom. O aparelho oferece zoom digital de 50x e zoom óptico de até 5x. Esses números são realmente expressivos para um dispositivo que não é tão caro como outras ofertas com o poderoso Snapdragon 765G.
XIAOMI EXPLICA COMO MI 10 JOVEM MÓDULO TELEFOTO FUNCIONA
O termo distância focal descreve as capacidades de zoom de uma lente. Vem da distância entre a lente e o sensor de imagem. A distância é proporcional à distância da lente ao objeto que está sendo fotografado. Considerando o fato de que os smartphones não podem ser grossos, a distância focal é limitada. Então, temos o mecanismo Periscópio para oferecer uma solução para isso.
A solução de periscópio é que a lente de distância do sensor para a lateral e não para frente (pois não há espaço), isso é feito por um prisma que reflete a luz em 90 graus. Isso permite uma distância focal muito maior. O mecanismo funciona em conjunto com um estabilizar ótico. Ele funciona estabilizando o movimento para cima e para baixo através do uso de uma lente de 5 elementos entre ele e o sensor.
É um módulo complicado, mas a Xiaomi conseguiu trazê-lo a um preço acessível, o que é impressionante. Embora ainda seja relativamente grosso, a Xiaomi faz uso de uma lente de corte D, é 7,6% mais fina que as lentes tradicionais. Esse sistema não é novo, começou em 2019 com o Huawei P30 Pro.