▲
- A Xiaomi anunciou que oito modelos terão a última atualização maior no HyperOS 2.2 e não migrarão para o HyperOS 3.
- Você deve saber que esses aparelhos continuarão recebendo apenas atualizações de segurança por alguns anos, sem novos recursos do HyperOS 3.
- Essa decisão visa garantir desempenho estável, já que o HyperOS 3 exige hardware mais potente que esses dispositivos não possuem.
- Os demais modelos com Android 15 receberão o HyperOS 3 e suas novidades como melhor fluidez e integração de IA.
O mundo da Xiaomi tem falado bastante sobre a próxima grande atualização do sistema operacional, o HyperOS 3. Mas uma notícia recente sobre o cronograma oficial de lançamento causou um certo burburinho na comunidade. Apesar de alguns aparelhos bem conhecidos já terem recebido a atualização subjacente do Android 15, a informação oficial é que eles não farão a transição para o HyperOS 3.
Essa decisão, embora chateie algumas pessoas, provavelmente vem do compromisso com o melhor desempenho possível. Afinal, essa é uma das ideias principais por trás da filosofia do HyperOS. É provável que o sistema avançado de animações, focado em fluidez, que chega com o HyperOS 3, precise de um limite mínimo de hardware maior para manter a experiência suave e sem travamentos que os usuários esperam. Embora muitos acreditassem que esses aparelhos seriam atualizados, a Xiaomi escolheu priorizar a qualidade da experiência em vez de apenas um número maior de dispositivos suportados.
Por que a Atualização do HyperOS 3 Será Limitada em Alguns Aparelhos
O principal motivo para alguns modelos não receberem a atualização do HyperOS 3 está ligado às novas funcionalidades ambiciosas e às exigências de hardware que elas trazem. A Xiaomi busca oferecer uma experiência fluida e de alto desempenho. A nova versão do HyperOS inclui um motor de animação muito melhor, mais integrações de inteligência artificial (IA) e recursos novos de conectividade. Tudo isso exige um poder de processamento e memória mais robustos.
Aparentemente, o hardware dos dispositivos listados a seguir, embora ainda funcione bem com os sistemas atuais, pode não conseguir lidar de forma estável com a carga gráfica e de processamento que o HyperOS 3 exige. Para esses modelos, a última grande atualização de recursos será o HyperOS 2.2. Depois disso, eles passarão a receber atualizações de segurança e pequenas manutenções até suas datas oficiais de fim de vida (EOL).
Dispositivos que Receberão a Última Atualização de Recursos
De acordo com o cronograma oficial, os seguintes dispositivos terão o HyperOS 2.2 Android 15 como sua atualização final de grandes recursos e não receberão o HyperOS 3. É importante notar que alguns desses aparelhos, como os da linha Redmi Note, são bastante populares.
A lista inclui:
- Redmi 13R 5G / Redmi 13C 5G / POCO M6 5G (EOL: 10 de novembro de 2026)
- Redmi Note 13 (EOL: 15 de janeiro de 2028)
- Redmi Note 13 NFC (EOL: 15 de janeiro de 2028)
- Redmi Note 12R / Redmi 12 5G / POCO M6 Pro 5G (EOL: 1º de setembro de 2027)
- Redmi Note 12S (EOL: 10 de maio de 2027)
- Redmi Note 12 4G / NFC (EOL: 23 de março de 2027)
- Redmi 12 (EOL: 16 de junho de 2027)
- Redmi 13C / POCO C65 (EOL: 10 de novembro de 2026)
Essas datas mostram por quanto tempo os usuários podem esperar receber atualizações de segurança e pequenas correções, mantendo seus dispositivos seguros e funcionando bem por vários anos. Os outros dispositivos que já possuem Android 15, no entanto, receberão a atualização para o HyperOS 3.
O que Esperar das Novidades do HyperOS 3
Para os aparelhos que forem atualizados, o HyperOS 3 promete um avanço significativo na experiência do usuário, no desempenho do sistema e nas funções inteligentes. Esta atualização foi pensada para tornar as interações diárias com o seu celular Xiaomi mais intuitivas e ágeis. O foco está claramente em um visual unificado e em capacidades avançadas de inteligência artificial.
Entre os principais destaques do vindouro HyperOS 3, podemos citar:
- Ícones Repaginados: Um visual renovado e mais limpo em todo o sistema.
- Barra de Status Atualizada: Novos ícones de bateria e sinal para um visual mais moderno.
- Hyper Island: Uma implementação dinâmica da Xiaomi para exibir notificações e atividades em andamento, inspirada em áreas de interação.
- Pequenos Ajustes de Interface: Mudanças sutis em menus e telas do sistema para melhorar a estética e a usabilidade.
- Integração Avançada de Dispositivos: Recursos que lembram outros ecossistemas, incluindo uma integração profunda para encaminhamento de chamadas e SMS, além de compartilhamento de tela com dispositivos que rodam Xiaomi HyperConnect.
- Compartilhamento no Estilo AirDrop: Um jeito rápido de compartilhar arquivos entre celulares próximos, tornando a transferência de conteúdo mais fácil.
- Fluidez Aprimorada: Muito mais animações em todo o sistema e efeitos sofisticados de desfoque de fundo.
- Otimização de Desempenho: Uma notável otimização de desempenho de 30% é esperada em todo o sistema, garantindo uma resposta ultrarrápida.
- Integração Profunda de IA: Recursos inteligentes que prometem facilitar o dia a dia.
Este é um período animador para os usuários da Xiaomi. Mesmo com a notícia de que alguns aparelhos não receberão mais as atualizações de recursos, é uma medida necessária para garantir que o futuro do HyperOS seja sinônimo de um desempenho sem igual. Os usuários dos dispositivos afetados ainda podem contar com anos de atualizações de segurança e uma experiência funcional com o HyperOS 2.2. Se você está ansioso para testar os aplicativos de sistema mais recentes da Xiaomi e talvez descobrir recursos extras, pode baixar o aplicativo MemeOS Enhancer pela Play Store através deste link: MemeOS Enhancer. Essa ferramenta permite atualizar aplicativos do sistema, acessar configurações ocultas da Xiaomi e verificar a compatibilidade com HyperOS 3 ou Android 16 diretamente do seu aparelho.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via XiaomiTime