A Xiaomi está apresentando em todo o mundo a sua nova linha de AR, ou óculos de realidade aumentada no português. A empresa chinesa revelou que o nome desse novo modelo é Xiaomi Wireless AR Glass Discovery Edition, que será desempenhado pelo chipset Snapdragon XR2 Gen 1, responsável por toda a resposta do dispositivo.
- Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro são anunciados em sua versão global
- MIUI 14 com Android 13 foi confirmado e aqui está lista de dispositivos
Xiaomi Wireless AR Glass Discovery Edition é um poderoso óculos para o mercado mobile
A empresa chinesa, Xiaomi, está aproveitando para anunciar todos os seus modelos que estavam restritos ao mercado chines, que inclui o novo Xiaomi 13 e 13 Pro, além do seu novo óculos de realidade aumentada, Xiaomi Wireless AR Glass Discovery Edition.
O novo headset que foi anunciando no evento da MWC 2023, possui um dos mais poderosos chipsets da atualidade desenvolvido pela Qualcomm, o Snapdragon XR2 Gen 1 que possibilitará o gadget responder aos comandos do usuário por gestos que serão realizados com as mãos a frente do dispositivo.
O dispositivo se assemelha a um óculos normal, mas que possui um aspecto mais robusto e pesará algo em torno dos 126 gramas, possuindo uma câmera em cada lente, posicionadas em suas extremidades como se fossem um detalhe que segura as alças do óculos.
Esse design um tanto diferente, se distancia dos tradicionais óculos de realidade virtual, onde a robustez é o principal alvo de críticas de quem não gosta da tecnologia, principalmente no desconforto que uso prolongado pode trazer.
Com um design mais modesto, o Xiaomi Wireless AR Glass Discovery Edition pode entregar mais mobilidade e facilidade onde os usuários de dispositivos Xiaomi, possam trabalhar com o dispositivo e carregá-lo nos olhos como um acessório comum.
A conexão com o dispositivo é realizada através dos recursos do NFC, basta encostar o dispositivo no celular para criar uma comunicação imediata entre os portáteis.
A navegação pela interface fica a cargo da gesticulação do usuário, conforme o vídeo publicado pelo CEO da Xiaomi, Lei Jun no Twitter, demonstrando como deve funcionar o Xiaomi Wireless AR Glass Discovery Edition.
No vídeo podemos ver que o apresentador gesticula com as mãos como se tivesse mexendo em um “celular imaginário”, realizando movimento como o de pinça para alterar o tamanho das janelas em destaque, além de reposicioná-las com um “toque”.
“Com uma interface próxima dos olhos ao nível da retina pelos óculos AR, o Xiaomi Wireless AR Glass Discovery Edition proporciona uma experiência visual verdadeiramente imersiva.” – Lei Jun.
O óculos poderoso da Xiaomi
Na parte interna do Xiaomi Wireless AR Glass Discovery Edition há o processador Snapdragon XR2 Gen 1 da Qualcomm que, segundo a Xiaomi, é responsável por entregar a menor latência sem fio até então, de somente 3 ms.
Devida a baixa latência entre o dispositivo e celular, a estranheza em utilizar o dispositivo na frente dos olhos deve ser minimizada. Sendo assim, o que muitos poderiam se queixar pela lentidão e tonturas que o dispositivo poderia causar e devem ser minimizadas.
As lentes dos óculos também são outros fatores significativos para uma boa experiência, o que fora revelado é que as lentes contaram com telas de microOLED em ambos os lados, além de contar com uma resolução de 58 pixels.
O gadget pode ser utilizado com outros dispositivos além dos anunciados pela parca chinesa, mas respeitando as linhas compatíveis com o Snapdragon Spaces.
Preço e disponibilidade
Não foram relevados por enquanto os valores que o óculos deve chegar ao mercado internacional, nem quando o mesmo será lançado oficialmente. Ainda assim, a empresa espera lanças o Xiaomi Wireless AR Glass Discovery Edition com o máximo de acessibilidade para os seus usuários no futuro.
Com informações: Twitter.