Ainda existe? Sony anuncia celular Xperia 5 V, concorrente compacto do Galaxy S23

Celular tem tela de 6,1 polegadas e duas câmeras traseiras poderosas, mas preço é bem salgado.
Avatar de André Luiz
01/09/2023 às 12:14 | Atualizado há 8 meses
Ainda existe? Sony anuncia celular Xperia 5 V, concorrente compacto do Galaxy S23 1

Sim, ela ainda existe, não no Brasil obviamente. Mas lá fora a Sony ainda continua com sua receita de smartphones poderosos, design antigo e preços nas nuvens. Ela anunciou hoje, 01, o smartphone compacto Xperia 5 V, sua atualização para 2023.  Ele teve melhorias nas câmeras, embora tenha perdido um sensor telefoto, e teve atualização no hardware geral.

Xperia 5 V continua compacto

O Xperia 5 V mantem a proposta de ser um smartphone compacto mantendo sua tela OLED de 6,1 polegadas, ficando na faixa de tamanho do Galaxy S23 e iPhone 13. O “diferencial” é o formato 21:9 mais esticadão e sem notch. A Sony continua resistindo as telas com notch, porém isso tem um preço: a borda superior acaba ficando enorme para acomodar a câmera selfie.

A resolução é resolução FHD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Além disso, ele continua a apresentar alto-falantes estéreo frontais para uma experiência de áudio imersiva. Por outro lado, o design da tela sem notch e bordas enormes continua firme e forte na marca.

Ele teve uma atualização de hardware para 2023, sendo assim ,o Xperia 5 V vem com o processador Snapdragon 8 Gen 2, 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, que pode ser expandido através do slot para cartão microSD.

Uma boa notícia é que ele continua também firme e forte com a presença do conector de áudio de 3,5 mm, ótimo para quem ainda usa bons fones de ouvido com fio.

Sony 5 V agora tem duas câmeras e não três

Tela sem notch e bordas enormes continuam no Xperia 5 V
Tela sem notch e bordas enormes continuam. (Imagem/divulgação: Sony)

Uma mudança notável é a configuração da câmera. O Xperia 5 V abandonou a câmera tripla e optou por uma configuração de câmera dupla. No entanto, o sensor principal de 52 MP com tamanho de 1/1,35 polegadas oferece resultados impressionantes, produzindo imagens de 12 MP com uma distância focal de 24 mm por padrão.

Embora ele tenha perdido a câmera telefoto presente no Xperia 5 IV, a nova lente com mais megapixels consegue dar um zoom digital de 2x, equivalente a 48mm, que terá resultados iguais ou melhores que a anterior telefoto

Já o segundo sensor, é um ultraqide de 12 MP de 1/2,5 polegadas e distância focal de 16 mm, esse não mudou quando comparado com as versões anteriores.

Na parte frontal, uma unidade de 12 MP é responsável pelas selfies.

Apesar da tela de 6,1 polegadas, o Xperia 5 V mantém seu tamanho compacto, com uma pequena adição de peso e espessura. Isso o torna uma opção atraente em um mercado de smartphones compactos em constante diminuição, competindo com outros dispositivos líderes, como o Galaxy S23 da Samsung e os próximos iPhone 15 e 15 Pro da Apple.

A capacidade da bateria permanece a mesma, com 5.000 mAh, mas a melhoria no SoC Snapdragon 8 Gen 2 deve contribuir para uma maior eficiência energética. A Sony afirma que você pode obter 50% de carga em apenas 30 minutos usando seu carregador de 30 W (vendido separadamente).

O Sony Xperia 5 V estará disponível no final de setembro, com um preço de 999€/£849 (cerca de R$ 5.327). Vale lembrar que a Sony há anos não vendem mais smartphones no Brasil.

Este smartphone compacto oferece uma série de melhorias, especialmente na câmera principal, que podem atrair os entusiastas de dispositivos menores e versáteis.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ