O YouTube anunciou que iniciará os testes de sua tecnologia de gerenciamento de imagem no início do próximo ano. A plataforma firmou parceria com a Creative Artists Agency (CAA) para trazer figuras públicas a bordo. Essa tecnologia permitirá que criadores e artistas tenham maior controle sobre como a Inteligência Artificial é usada para representá-los no YouTube, especialmente em relação à suas vozes e rostos.
Gerenciamento de imagem com IA no YouTube
O YouTube está desenvolvendo ferramentas para ajudar os criadores a identificar e gerenciar conteúdo gerado por IA que usa suas imagens, como voz e rosto. Uma dessas ferramentas é a tecnologia de identificação de canto sintético dentro do Content ID. Ela foi projetada para detectar conteúdo que simula a voz de cantores.
Outra ferramenta detecta conteúdo gerado por IA mostrando rostos de pessoas de diversas áreas, incluindo criadores, atores, músicos e atletas. Ambas as ferramentas são baseadas na tecnologia Content ID do YouTube, que existe desde 2007. Ela permite que os proprietários de direitos autorais impeçam o uso indevido de seu conteúdo e, até mesmo, criem uma nova fonte de receita.
Parceria com a CAA e testes com figuras públicas
A parceria com a CAA dará ao YouTube acesso a talentos importantes, como atores premiados e atletas renomados da NBA e NFL. Essas figuras influentes terão acesso antecipado à tecnologia de gerenciamento de imagem do YouTube durante a fase de testes. A CAA investiu em serviços como o CAAvault, que digitaliza e armazena com segurança as imagens digitais de seus clientes, incluindo rostos, corpos e vozes.
O YouTube afirma que a experiência direta dos clientes da CAA com réplicas digitais no cenário evolutivo da IA será crucial para moldar uma ferramenta que capacite e proteja os criadores e a comunidade do YouTube de forma responsável. Além de identificar a própria imagem, o processo de reclamação de privacidade permitirá que as pessoas enviem solicitações de remoção de conteúdo indevido.
Leia também:
Expansão para criadores e artistas
Essas ferramentas serão disponibilizadas para um grupo maior de criadores e artistas. Nos próximos meses, o YouTube anunciará novos grupos de teste com grandes criadores, profissionais criativos e outros parceiros. A plataforma tem trabalhado para combater o uso indevido de conteúdo gerado por IA, inclusive com a rotulagem desse tipo de conteúdo e permitindo que os usuários denunciem conteúdo sintético que se pareça com eles.
O YouTube também permite que criadores e detentores de direitos autorais controlem se seu conteúdo pode ser usado para treinar modelos de IA. Desde a chegada do ChatGPT, houve um aumento no número de ferramentas e serviços de IA, incluindo o chatbot Gemini do Google e recursos do YouTube como Dream Screen, Dream Track, uma ferramenta de conversa ‘Ask’ e um chatbot de suporte de IA.
Este conteúdo foi produzido com auxilio de Inteligência Artificial e revisado pelo Editor.
Via Neowin