A prática de SPAM é um problema que existe há muito tempo na internet. Em guerra declarada a canais que fazem tal prática, o Youtube está dando o seu próprio jeito e alterando algumas das configurações do canais para que assim identifique e apague contas falsas. Seguindo essa linha, em breve a plataforma não permitirá mais que produtores de contéudo ocultem o número de inscritos.
Youtube mudará algumas coisas em breve
A partir de 29 de julho, os canais do Youtube não poderão mais ocultar a contagem de inscritos. Esse tem sido o principal método das contas de SPAM ocultarem o que realmente são e assim se passam por canais maiores e estabelecidos.
O YouTube (Android/iOS) reconhece que alguns criadores preferem ocultar sua contagem de inscritos enquanto tentam crescer, mas a empresa considerou a medida potencialmente necessária para reduzir existência de falsas contas.
A mudança certamente incomodará algumas pessoas, já que o YouTube está removendo uma opção em vez de adicionar algo, mas a empresa está fazendo a mudança pelo bem da comunidade em geral.
A plataforma também está colocando novas restrições de caracteres especiais nos nomes dos canais, outra medida projetada para dificultar a imitação de outros canais.
Leia também:
Alguns caracteres especiais não serão mais permitidos, basicamente, o site não quer que as pessoas escrevam as coisas em todos os caracteres especiais, como por exemplo: “¥ouⓉube”, o que é uma tática bem comum de SPAM.
As contas de SPAM geralmente copiam o nome de quem estão fingindo ser, mas sutilmente mudam um ou dois caracteres. À primeira vista, um canal falso pode parecer real e em escala suficiente para atrair usuários desavisados para um links de golpe ou qualquer outra coisa que estejam divulgando.
A plataforma também está anunciando que sua configuração de moderação de comentários vai ser mais rígido em alguns canais.
A opção, que pode ser ativada no menu de configurações da comunidade, filtrará os comentários de forma mais agressiva do que a configuração padrão, potencialmente eliminando mais do que o YouTube chama de “abuso de identidade” junto com outras coisas de SPAM que entopem a plataforma.
Os criadores de conteúdo têm chamado a atenção para um aumento frustrante no SPAM nos últimos meses.
Em abril, o YouTuber de tecnologia de consumo Marques Brownlee postou um vídeo expressando sua frustração com o assunto e comentando que há meses ele está lidando com SPAM que está “fora de controle” em seus comentários.
This “Increase strictness” content moderation tool is a new experiment from YouTube that’s been in the works for a bit. Hoping it can make a dent in this comment spam we’ve been seeing so much lately pic.twitter.com/KVkjVCOUKZ
— Marques Brownlee (@MKBHD) April 8, 2022
Brownlee twittou sobre a ferramenta de moderação de comentários ser mais rígida, e agora esse recurso anteriormente experimental estará disponível para todos canais. Agora diga para nós, o que acha dessas novidades? Você é criador de conteúdo? Diga para nós nos comentários abaixo.