O Zoom apresentou hoje, no Zoomtopia 2023, o Zoom Docs: uma plataforma de colaboração que permite aos usuários criar e editar documentos com a ajuda dos Zoom AI Companion. Esses assistentes virtuais podem gerar conteúdo novo ou buscar informações de outras fontes dentro do Zoom Docs. O Zoom Docs faz parte da estratégia da empresa de competir com o Google Workspace e o Microsoft 365, que também lançaram suas próprias ferramentas de IA, chamadas Duet AI e Copilot. O Zoom Docs estará disponível para todos em 2024.
O Zoom Docs é um espaço de trabalho modular que suporta diferentes tipos de documentos, como notas, tabelas e gráficos. Os usuários podem compartilhar e sincronizar seus documentos com suas equipes, reuniões e bate-papos do Zoom. Os documentos também podem ser acessados pelo navegador ou pelos aplicativos móveis e de desktop do Zoom.
O diferencial do Zoom Docs é o Zoom AI Companion, que pode realizar diversas tarefas, como resumir reuniões, bate-papos e documentos, gerar tabelas em documentos, vincular e incorporar documentos entre si e organizar os documentos em pastas. O Zoom AI Companion está incluso nos planos pagos do Zoom, que custam a partir de US$ 149,90 por ano por usuário. Já a Microsoft e o Google cobram US$ 30 extras por usuário por mês por suas ferramentas de IA.
O Zoom Docs é mais focado na colaboração em equipe do que em planilhas e apresentações, como os pacotes de produtividade da Microsoft e do Google. Isso pode ser uma vantagem para o Zoom, que quer oferecer uma alternativa mais barata e integrada para seus clientes empresariais que usam o software de escritório remoto.
Via Jornalbits, com informações do Zoom Blog e Globenews