Zoom: veja porque você não deveria usar ele

Veja os motivos que colocaram o Zoom nos holofotes e se vale a pena, ou não, para você usar o programa com esses problemas.
Atualizado há 5 anos
zoom seguranca

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

Agora que estamos todos presos em casa graças à pandemia do coronavírus, as chamadas de vídeo passaram de uma novidade para uma necessidade. O Zoom, um dos mais populares serviços de videoconferência, sofreu um boom e parece estar indo melhor que a maioria e rapidamente se tornou uma dás, se não a opção mais popular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas deveria ser assim?

A recente popularidade do Zoom também ganhou holofotes em outro aspecto, porém negativo: as promessas de privacidade e segurança dos dados dos usuários. Recentemente, o The Intercept informou que as chamadas de vídeo do Zoom não são criptografadas de ponta a ponta, apesar das alegações da empresa de que são.

E o portal Motherboard informa que o Zoom está vazando os endereços de e-mails de “pelo menos alguns milhares” de seus usuários.

Abaixo, alguns exemplos mais recentes de que a empresa passou o último ano sendo atacada por uma enxurrada de manchetes mostrando as práticas da empresa e o seu marketing, digamos, enganoso:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

logo zoombombing

O Zoom reforçou sua política de privacidade esta semana depois que foi criticado por permitir que o Zoom coletasse informações sobre reuniões de usuários — como vídeos, transcrições e notas compartilhadas — para publicidade.

Existem muitas outras alternativas focadas em privacidade para o Zoom. Há várias opções, mas todas elas têm suas armadilhas. O FaceTime e o WhatsApp são criptografados de ponta a ponta, mas o FaceTime funciona apenas em dispositivos Apple e o WhatsApp é limitado a apenas quatro chamadas de vídeo por vez. Você pode também usar o Hangouts Meet do Google o qual já comparamos lado a lado com o Zoom; ou mesmo o Skype, que também fizemos o comparativo aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma plataforma de videochamada menos conhecida, jitsi, não é criptografada de ponta a ponta, mas é de código aberto — então você pode olhar para o código para ter certeza de que não há backdoors — e funciona em todos os dispositivos e navegadores. Você pode executar jitsi  em um servidor que você controla para maior privacidade. Porém, exige bastante conhecimento técnico para isso.

Para ser justo, o zoom não é inerentemente ruim e há muitas razões pelas quais o Zoom é tão popular. É fácil de usar, confiável e para a grande maioria é incrivelmente conveniente.

Mas as alegações enganosas do Zoom dão aos usuários uma falsa sensação de segurança e privacidade. Seja para fazer uma simples reunião virtual com os amigos, seja dando ou reuniões de órgãos governo, todos merecem privacidade. Agora, mais do que nunca, o Zoom tem uma responsabilidade com seus usuários.

 

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.