Para começar, esse post é uma justificativa minha (André) do porque que o Tekimobile, digamos, esteja um pouco parado nos últimos dias. Quem nos acompanha no Twitter sabe de algumas insatisfações que vem havendo com o rumo do site. Quem nos acompanha desde o começo, lá no final de 2008 / começo de 2009, deve saber que eramos diferentes, o intuito meu, já que administrava sozinho o site, era ajudar o público com dicas, tutorias e tudo mais. Posts como esse me faziam sentir orgulho de ser dono do tekimobile. Mas com o tempo as coisas foram mudando…
Já em 2009 começamos a ter uma enxurrada de blogs falando sobre celulares, a grande maioria não sobreviveu mas a concorrência começou a ficar acirrada. Quando digo concorrência me refiro a aqueles blogs que apenas existem por copiarem posts, tutorias e até layout dos “mais conhecidos”. Entre blogs sérios nunca nos encaramos como concorrentes: Rodrigostoledo, Richardmax, Npossibildades, Ramalho (dentre outros que já fecharam as portas) sempre nos acompanhando e fazendo referências, isso é parceria e não competição.
Mas foi na metade de 2010 para frente que a coisa ficou mais séria, dezenas de blogs surgiram com o estouro do Android. Para blogs que falam de todos os sistemas, ou que falavam mais do Symbian, as perdas de visitas eram questão de tempo. Quando percebi isso rapidamente comecei a me preparar, e me deixei levar “pela fama”. Entrei em um caminho que é muito difícil de voltar: Publicar notícias.
Noticias
Antes de tudo vou dar um conselho para os blogs que estão começando: não tentem ser uma agência de notícia. É impossível competir com blogs-empresas como Gizmodo, Info, tecnoblog dentre outros. Eles se dedicam exclusivamente a isso, tem patrocinadores de peso e possuem redações completas com funcionários trabalhando exclusivamente para eles. Sem contar a infraestrutura.
Ah! a infraestrutura, foi nesse ponto que o tekimobile começou a se prejudicar. Como disse, aproveitei o relativo sucesso que tínhamos na internet e resolvi virar um site de noticias, foi ruim? não necessariamente. Quando focamos em notícias atingimos o ápice do blog entre os meses Maio – Agosto de 2010. Facilmente passávamos de 20 mil pageviews diárias, ai começou a ficar ruim. Um site com mais de 5000 posts contendo imagens grandes (reviews) arquivos para downloads (apps) e vários vídeos tendo mais de 20 mil pageviews, não há servidor compartilhado que aguente. Nosso host começou “a nos capar” diariamente, sendo que acessar o site era uma tortura, isso quando estava no ar. Solução? um servidor dedicado ou no mínimo um VPS. Ai comecei a repensar o site, note: comecei. Em Setembro/ Outubro o problema se resolveu, não que foi bom, mas resolveu. Foi quando o Google Panda chegou no Brasil. De uma semana para a outra 60% de nossas visitas simplesmente sumiram, ai voltou a ficar rápido o site ;D
Eu sei que todo leem em metablogs que o Google Panda é perfeito, que ele só prejudica conteúdo plageado, sites mal feitos e etc. Mentira, pesquise um pouco em sites gringos para descobrir que muita gente séria fechou as portas depois desse maldito algoritmo.
Sites com 1 mês de vida e que publicam automaticamente feeds dos outros, estavam na frente do tekimobile com NOSSOS posts. Reclamamos e denunciamos para o Google alguns, funcionou, porém é impossível fazer isso com mais de 5 mil posts, ou seja, ficamos no prejuízo e resolvi começar do zero novamente. (no modo figurativo)
Em 3 meses consegui recuperar metade do que tinha perdido, dai veio a segunda atualização do Panda. Deu merda novamente. Perdemos novamente audiência. E como murphy está aí, deu pane no nosso servidor da querida Bluehost. Foi rapidamente resolvido, mas houve consequências que só descobri semanas depois. Comecei a perceber que tudo piorava cada vez mais, comecei a revisar textos, mudar técnicas de SEO e nada. Então um belo dia ao cadastrar um outro projeto no Google Webmasterstools percebi que somente 194 posts do tekimobile estavam indexados no Google. Comoassim? de 5000 só 194? fui dar uma olhada no servidor e percebi que o sitemap simplesmente sumiu, assim como o roboots.txt. Arrumei tudo e só agora (ontem) os posts voltaram a ser indexados, mas ainda vai levar tempo para tudo voltar as primeiras posições, claro, SE voltar.
Depois da CES 2012, onde freneticamente comecei postar notícias de lançamentos, em determinado ponto parei e pense: Que raios estou fazendo? eu tenho condições de competir com algum site de noticias dos grandes? não, não tenho e nunca vou ter.
Dai comecei a fazer uma matemática simples e pensar se realmente estava compensando gastar horas da minha vida (tiradas do trabalho e da família, não sou pro-blogger). Vejam: em alguns dias com mais de 20 mil pageviews meu adsense batia sempre nos $15 diários, porém alguns dias com 12 mil pageviews ele chegou a $30, não é normal, mas é só para exemplificar. Ou seja, cheguei a conclusão que do jeito que está não compensa, além que não estou nem um pouco contente em ficar postando notícias que todos os outros 999 mil blogs brasileiros postam. Tem muita gente boa fazendo isso. Só para constar, atualmente meu Adsense tá um lixo, nem metade de antes.
Blogosfera
Já comentei um pouco acima sobre a atual blogosfera de tecnologia, mas agora vou falar um pouco mais, especialmente para quem tá começando com blogs que falam sobre smartphones. Acreditem, estou há mais de 10 anos na área (contando a época dos fóruns) e a internet é ingrata. Fico feliz que em 1 ano alguns alcançaram números acima dos nossos citados acima, mas acreditem, isso não significa absolutamente nada. Então não achem que estão com o Rei na barriga só porque foram convidados para alguns eventos e receberam celulares para testar, as Assessorias só se interessam nelas mesmas, não em vocês. Recentemente conversando com o Rodrigo Toledo falamos sobre esses novos blogs “Androfamosos” que não linkam ninguém do Brasil, só linkam sites gringos achando que isso dá valor. Acordem, vai lá no site deles e vejam se eles pelo menos deixam o seu trackback aparecer, correram lá? viram? eles deletam seu retorno, não estão nem aí para vocês. Agora já pensou em linkar o site brasileiro que você realmente leu a notícia? (não me venham com essa história de que só acompanha site gringo que não cola) Ele vai deixar seu trackback aparecer e mais cedo ou mais tarde ele vai te linkar também, qual das duas possibilidades é mais vantajosa?
Vocês que ficam postando notícias freneticamente, assim como fazíamos, uma hora ou outra vão começar a cair no índice do Google. O Google favorece os grandes, isso é fato, por outro lado eles também favorecem conteúdo exclusivo e de nicho. Agora se perguntem: eu tenho um escritório/redação? funcionários? um servidor dedicado para manter o ritmo de noticias? se sim, continue postando notícias, se não…
Demorei para cair em si. Blogueiros mais experiente como o Rodrigo já tinham percebido tudo isso e mudaram – e me aconselhou a fazer o mesmo, mas o besta aqui só tomou uma atitude agora, meses depois.
Que fique claro que acompanho vários blogs sobre Android que são muito bons. Um dos pioneiros foi o EuAndroid, que recentemente mostraram descontentamento com o próprio rumo assim como nós.
Review / Assessorias
Recentemente no Twitter levantei a questão sobre o modo que as assessorias tratam os sites brasileiros. Por motivos óbvios nenhum blogueiro quis se manifestar publicamente. Recebo tantos, mas tantos releases diariamente que se eu fizesse um blog só com eles acho que competiria com sites grandes em número de posts. Mas ai pergunto? alguém oferece algo em troca? não. E quando você fala em dinheiro eles nem respondem seu email. Eles ganham, e muito, dos fabricantes, então porque raios temos que publicar o que eles querem gratuitamente? a situação vai ainda mais longe quando eles ligam para você cobrando o porque que você não postou o release que eles mandaram!
Agora faz o seguinte, vai em blogs de editores super famosos da internet brasileira (não importa o nicho), lá é tudo pago. Todos os posts tem no final o selo “post patrocinado”. Lembram que eu disse que número altos de visitas não necessariamente são sinônimos de reconhecimento? muitos desses blogs que cobram por tudo tem metade das visitas que o tekimobile tem. Explicação? eles são influentes e trabalharam muito para chegar nesse nível, respeito muito eles. Porém não acho nem um pouco justo nós gerarmos retorno para os fabricantes gratuitamente enquanto blogs com menos visitas, porém famosos, dão menos retorno e ganham por isso.
Agora vamos falar de Reviews, há os reviews, quem acompanha o tekimobile sabe o quão detalhado são nossos reviews, com fotos, vídeos e tudo mais. O que ganho com isso? absolutamente nada. Nem pelas visitas compensam. Os grandes portais recebem os celulares muitas vezes antes de serem lançados, dai meses depois chegam para gente, agora me respondam: quem vocês acham que ficarão melhor indexado pelo Google: o grande com meses de antecedência, ou os pequenos e atrasados?
Porém reconheço que fazer reviews é essencial para um blog. No meu caso como monetizo os vídeos do Youtube, os vídeos reviews não podem parar. Além do mais, como alguns sabem, faço reviews para um grande site e como esses sim me pagam, e bem por sinal, vou continuar a emprestar aparelhos. Mas e no tekimobile? estou estudando seguir a dica do @vegetando: “Fazer algo mais básico e centrado em fotos, isso pode ser o ideal.
Só para constar, em outros países, os reviews são pagos ou os aparelhos doados pelo fabricante. E não me venham com a histórinha de que sou blogueiro somente porque gosto de ajudar os outros e não quero nada em troco, tirando alguns raríssimos casos, é tudo balela.
Futuro
Agora o mais importante: o que será do tekimobile daqui para frente? tentarei voltar as raízes. Não iremos ficar postando noticias sem parar, mas também não deixaremos de postá-las, mas sempre como nosso olhar crítico sobre a mesma. Começarei a postar mais artigos com opiniões, dicas de aplicativos com suas devidas análises e quem sabe até alguns tutoriais. Mas precisamos muito da opinião de vocês para traçarmos os próximos passos. Vote na enquete abaixo e decida nosso futuro.
E claro, além de votar, não deixem de deixar sua critica, insatisfação, raiva (caso seja blogueiro :D) ou até quem sabe elogios nos comentários. Saiba que ler comentários – bons ou não – dá nova vida a qualquer blogueiro.
[poll id=”4″]