O que é a Mastodon, nova rede social rival do Twitter?

Você ouviu falar recentemente no Mastodon? A rede social vem se popularizando, depois que o Twitter deu sinais de seu fim
Avatar de Nalbert Gomes
02/01/2023 às 08:41 | Atualizado há 2 anos
O que é a Mastodon, nova rede social rival do Twitter? 1

Depois da polêmica compra do Twitter pelo milionário Elon Musk, muitas notícias e mudanças vem ocorrendo. Algumas das teorias, é que o Twitter vai acabar, e devido a isso, outras redes sociais ganharam popularidade, como o Mastodon. Vamos ver mais sobre o que é, e o que ele oferece.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o Mastodon?

O que é Mastodon
(Imagem: Mastodon)

O Mastodon, é uma rede social que já tem um movimento forte na Índia. Ela foi criada em 2016, por um programador alemão chamado Eugen Rochko, aos 26 anos. A rede social, se trata de um serviço de microblog, assim como o Twitter.

O Mastodon opera através de uma plataforma de rolagem vertical que aceita postagens curtas. Cada usuário pode postar conteúdos diversos, como textos, vídeos, gifs, fotos e emojis, mas tem um limite de 500 caracteres, ou seja o dobro da quantidade permitida pelo Twitter.

A rede social tem atualmente cerca de 4,4 milhões de usuários, um número que pode aumentar com a venda do Twitter. Em comparação, a rede comprada por Elon Musk tem cerca de 126 milhões de usuários.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais as diferenças do Mastodon para o Twitter?

O que é Mastodon e diferenças
(Imagem: Mastodon)

Mesmo sendo muito semelhante ao Twitter, o Mastodon traz algumas características que podem ser consideradas interessantes pela maioria dos usuários que podem entrar nela.

Além da quantidade de caracteres que pode ser inserida em cada postagem, existe a possibilidade de esconder informações num post, inserindo avisos de spoiler, o que pode ser uma boa opção para pessoas que seguem contas que falam de filmes e séries.

Quem desejar também pode escolher quem acessa suas publicações, algo mais focado para a privacidade e segurança da conta. Um ponto interessante sobre ele, é que o Mastodon possui código aberto.

Ou seja na prática, isso significa que qualquer pessoa que entende de programação consegue customizá-lo, criando versões do aplicativo a partir do seu sistema

O site oficial da rede inclusive lista vários apps que podem ser acessados pelos usuários que queiram fazer isso. Com tudo isso em mente, se você é usuário do Twitter, será que vale a pena migrar para a nova rede social? Vamos ver sobre isso abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale a pena mudar para o Mastodon?

O que é Mastodon conheça
(Imagem: Mastodon)

A compra do Twitter por Elon Musk, deve aumentar o número de usuário no Mastodon. Então será que vale a pena sair do Twitter e migrar totalmente para o Mastodon?

Essa pergunta não tem respostas definitivas, os usuários podem ver o Mastodon com seus prós e contras e tomar a decisão que for melhor.

O grande destaque do rival é justamente esta característica de seu código aberto, o que centralizaria nas decisões dos usuários.

Ou seja, qualquer recurso da plataforma não seria modificado pela própria empresa, mas poderia ser personalizado pelas pessoas em si. Desta forma, quem tomaria decisões de moderação são as pessoas cadastradas, e não os donos da empresa.

Para alguns, isso é muito bom, porém há exemplo de posturas criminosas reguladas no Mastodon pelos usuários que estavam lá.

Mais que esta ausência de controle possa parecer algo positivo, há também o risco de que más decisões sejam postas na responsabilidade dos próprios usuários, dando margem para a realização de crimes que poderiam passar impunes.

Então no final das contas, quem vai decidir se deve ou não migrar é você. Além do que já vimos, a rede social possui mais diferenças, por exemplo a separação de posts por comunidades temáticas:

  • All: todas as comunidades
  • General: assuntos gerais
  • Regionais: voltada para socializar pessoas de determinado local
  • Tech: para discutir assuntos tecnológicos
  • LGBT: para unir as pessoas LGBTQIA+
  • Activism: dedicado a temas sociais
  • Games: para falar sobre projetos de jogos
  • Art: para compartilhar criações artísticas
  • Music: para amantes da música
  • Furry: para debater sobre bichos de estimação
  • Food: amantes da boa comida se encontram aqui
  • Humor: piadas, memes e coisas engraçadas

Junto com esses diferenciais, o Mastodon possui endereços específicos, ou seja nas redes sociais modernas, você usa um único login para acessar todos os recursos.

No Mastodon, cada endereço diz respeito a uma comunidade. Você pode ter alguém com o perfil fulano@mastodon.social, outro com fulano@mastodon.xyz e um terceiro com fulano@masto.donte.com.br.

Os usuários também podem ter em mente que as denúncias são analisados pelos próprios usuários, portanto há mais eficácia na apuração de quem descumpre as regras. Por outro lado, isso também permite que pessoas se juntem para penalizar algum desafeto ou atacar rivais ideológicos.

Agora diga para nós, você vai usar a nova rede social? Já é usuário dela? Diga para nós nos comentários abaixo.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.