O Google Meet se popularizou muito, assim como o Zoom, Microsoft Teams e outras plataformas de vídeo chamadas. O principal motico foi a pandemia. Nesse artigo vamos aprender o que é Google Meet, como usar, suas funcionalidades e muito mais.
- Google Agenda: 4 funções secretas para economizar mais tempo
- Como gravar no Google Meet aulas e reuniões
O que é Google Meet?
O Google Meet é um software de vídeo chamadas que faz parte do Workspace, ele possui planos gratuitos e pagos e permite a possibilidade de criar reuniões com até 250 pessoas, com duração de até 24 horas. Agora que você aprendeu o que é Google Meet vamos falar sobre mais algumas coisas dele.
A plataforma possui vários recursos disponíveis e criptografia para proteger as chamadas. O programa possui várias similaridades com os concorrentes, mas seu principal diferencial é a integração com serviços Google.
Além de ser voltado para o público pessoal, o software busca atrair o lado corporativo com vários pacotes. O Google Meet funciona pela internet, ou seja é possível usar ele no computador, celular e outros dispositivos.
- Malware criptomoedas segurança: golpe rouba US$ 24 mil do Defender
- Geração Z no trabalho: jovem deixa emprego após primeiro dia de teste
- Hibrido? Jamais, Chevrolet Onix terá truque para enganar
Os participantes da sessão podem transmitir áudio e vídeo do dispositivo, e podem interagir entre si de várias maneiras. O usuário que cria a reunião possui poderes de moderação para manter o controle das chamadas.
Um recurso muito utilizado pelo público empresarial e nas escolas é a possibilidade de compartilhar tela e fazer apresentação. Agora que já aprendemos o que é Google Meet, vamos ver suas funcionalidades e diferenciais.
Funcionalidades do Google Meet
O Google Meet não é dependente de um aplicativo ou de um software, para acessar uma vídeo chamada basta inserir o código da sala em qualquer navegador da internet. Além disso, é possível começar uma reunião de forma gratuita apenas com o navegador.
Depois de se conectar, os usuários conseguem alternar entre áudio e vídeo, ou deixar os dois funcionando ao mesmo tempo. A reuniões em planos gratuitos podem durar por até 60 minutos, e planos pagos podem durar até 24 horas.
Além da possibilidade de fazer reuniões com até 250 usuários, é possível usar outras funcionalidades, como gravação da reunião e compartilhamento dela por vias públicas.
Os moderadores podem organizar a sala usando recursos como bloqueio de microfones e o método de filtragem, nele o organizador pode aceitar ou recusar o participante na reunião.
Em questão de acessibilidade o Google Meet também tem muito a apresentar, ele conta com uma tecnologia de uso opcional que legenda as falas dos participantes de forma gratuita, além de capturar de áudio inteligente, focando apenas na voz do participante e eliminando o som ambiente.
Como já dito, a plataforma também investe em segurança com a criptografia de todas as vídeo chamadas. A maioria dos softwares e aplicativos de vídeo chamada são muito semelhantes, até aqui já vimos algumas diferenças do Google Meet em comparação com a concorrência.
Agora que já aprendemos o que é Google Meet e vimos sobre suas funcionalidades, vamos colocar na balança e ver ele em comparação com outros serviços e aplicativos de vídeo chamada.
Comparando os serviços
O Zoom é o mais básico e mais usado por todos focando somente nas video chamadas, o Teams e o Google Meet já são diferentes devido a integração com a Microsoft e Google. Essa principal diferença pode fazer o público corporativo se interessar pelo software.
O Zoom suporte reuniões de até 30 horas com até 1 mil participantes, limites bem maiores em comparação com o Meet que mesmo em seus planos mais caros, é limitado para sessões de 24 horas com 250 integrantes.
Na qualidade o Google Meet oferece chamadas em HD, criptografia de ponta a ponta, modos de compartilhamento de tela e apresentações, além de layout ajustável conforme o número de integrantes.
Ficando fora do básico e padrão que outros serviços oferecem como o próprio Zoom que já comentamos aqui. Já aprendemos sobre o que é Google Meet e fizemos as comparações, veja agora como usar abaixo.
Como usar o Google Meet?
Existe mais de uma maneira de usar o Google Meet, você pode ser o criador da sala e distribuir convites para os demais participantes, ou entrar na sala de outra pessoa. A situação de convidado é mais fácil pois você é só um participante e não precisa cuidar da reunião em si.
Para abrir sua reunião basta clicar aqui e escolher a opção Nova reunião, depois disso basta inserir horário e data e atribuir um nome. Instantaneamente a reunião será aberta e você poderá compartilhar o link com outros convidados.
Para isso basta copiar o link que é exibido no canto superior esquerdo. Seguindo esses simples passos, você poderá criar sua reunião e usar de maneira limitada porém sem precisar pagar nada.
Nesse guia aprendemos sobre o que é Google Meet, como usar ele e suas funcionalidades. Agora diga para nós, você conseguiu aprender o que é Google Meet? Você já utiliza ele? Diga para nós nos comentários abaixo.