Hoje em dia, os aplicativos de cracking tornaram-se uma prática tão difundida no Android que provocou um triste êxodo em direção aos modelos Freemium para colocar os freios em níveis insustentáveis de pirataria. No meio disso, o Lucky Patcher (clique para baixar) é uma ferramenta que não foi projetada para fins de cracking, mas oferece uma série de recursos para manipular aplicativos que, ilegalidades à parte, permitem que você faça certas operações que em situações específicas podem ser de grande ajuda (apesar do quanto a natureza do aplicativo parece apontar na direção oposta).
Leiam também: Como usar o Lucky Patcher no Android
O Lucky Patcher analisa a lista de aplicativos instalados em seu dispositivo e indica as ações que você pode realizar, entre as quais você encontrará a possibilidade de remover a verificação de licença incluída em muitos aplicativos que exigem que eles sejam baixados do Google Play para funcionar; modificar as permissões associadas; extrair o arquivo APK para fazer backups; e outras ações ilícitas como remover anúncios do Google ou desbloquear aplicativos pagos para poder instalá-los em outros dispositivos. Este último, em particular, obviamente não apoiamos por aqui.
O único requisito para usar o Lucky Patcher é ter um dispositivo com acesso root, o que é realmente fácil de fazer com ferramentas como TowelRoot ou KingRoot, mesmo que você não seja super habilidoso no assunto. Depois de instalar e executar o Lucky Patcher, você receberá uma lista de todos os seus aplicativos instalados ao lado das ações que você pode fazer com eles, bem como um código de cor no título que indica a compatibilidade com a ferramenta quando se trata de fazer certas operações:
Leia também:
- Verde: Pode ser registrado e desconectado do Google Play
- Amarelo: Tem um patch específico disponível
- Azul: Inclui anúncios do Google
- Roxo: Um aplicativo de inicialização do sistema.
- Laranja: Um aplicativo do sistema.
- Vermelho: Não pode ser modificado.
Embora algumas das operações mencionadas sejam completamente ilegais, outras podem tirá-lo de mais de uma situação. A associação de um aplicativo com o Google Play, por exemplo, pode tornar muito complicado instalá-lo a partir de fontes externas, forçando você a passar pela loja oficial do Android, o que muita gente prefere não fazer. Por outro lado, ao extrair aplicativos e eliminar suas permissões, você pode fazer com que aplicativos sejam executados em dispositivos que na superfície são incompatíveis, ou transferir aplicativos entre smartphones e tablets que oficialmente não são compatíveis com ambas as plataformas.
Tudo isso é apenas uma pequena parte do que você encontrará no Lucky Patcher, que oferece um monte de informações sobre cada aplicativo que poderia ser altamente útil, desde um compêndio de todas as permissões associadas e suas descrições até a versão mínima do Android necessária para executar o aplicativo. Ele ainda diz se um aplicativo foi modificado ou é o original, um recurso ideal para verificar a confiabilidade de um aplicativo que você pode terbaixado de algum canto empoeirado da Internet.