Pix: o que é? Como usar? Conheçam o sistema de pagamento do BC

Explicação rápida e direta sobre o que é o Pix, novo sistema de pagamento criado pelo Banco Central.
Atualizado há 4 anos
Pix: o que é? Como usar? Conheçam o sistema de pagamento do BC 1

Outros destaques

Malware
Casa Inteligente.
Fotografia subaquática
Analisando o conteúdo original do artigo "Apple Releases Limited Edition AirPods 4 for Year of the Snake", a palavra-chave principal identificada é "AirPods". Portanto, a palavra-chave final identificada, conforme as diretrizes estabelecidas, é "AirPods".
phishing

Previsto para ser lançado em novembro, o assunto do momento na internet é o tal do Pix, um sistema de pagamento desenvolvido pelo Banco Central. Mas afianl, o que é Pix? Para que serve? É isso que iremos responder nesse artigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é Pix?

Como dito acima, o Pix se trata de um sistema de pagamento instantâneo. Ele foi criado pelo Banco Central – por isso também é chamado de Pix Banco Central – e vai ser uma alternativa aos já conhecidos TED e DOC. Além disso, pessoas e empresas poderão fazer transferências e também realizar e receber pagamentos. O Pix é tido por muitos como um primeiro passo para acabar com o dinheiro fisíco, já que qualquer estabelecimento poderá receber através dele.

As transações serão feitas em 10 segundos, usando apenas o aplicativo de celular. Vale notar que, embora criado pelo Banco Central, quem irá oferecer o Pix são instituições financeiras; sejam bancos, meios de pagamentos ou fintechs.

Em seus respectivos apps, essas instituições irão oferecer a opção de usar o Pix igual já acontece com o TED e DOC. A diferença, é que no caso do Pix, não haverá taxas e a transação irá acontecer em até 10 segundos, 24 horas por dia.

O que é a chave Pix?

Antes de realizar alguma transação, o usuário precisa ter uma chave Pix. Essa chave é um código de identificação com as informações da conta bancária da pessoa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Para usar o Pix, a pessoa precisa se identificar usando o CPF, ou um e-mail, um telefone celular ou uma chave aleatória. Para não precisar em toda transação ficar falando os dados pessoais, o Pix irá aceitar uma chave aleatória, como se fosse um login. São números gerados aleatoriamente que o aplicativo do outro lado irá decodificar e identificar o pagador ou recebedor.

O cliente poderá criar até várias chaves, ou seja, uma para cada identificador (CPF, e-mails e números de celulares).

As chaves Pix serão criadas diretamente com as intituições financeiras usando o app, internet banking ou agências das mesmas. Mas, no geral, as prórias intituições estão entrando em contato com seus clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como usar o Pix?

Depois de já ter as chaves cadastradas, as mesmas ficarão salvas no aplicativo de sua instuição financeira.

Quando você for fazer uma transação financeira pelo aplicativo do seu banco – seja receber, pagar ou tranferir dinheiro – assim que você ir para finalização da transação, o Pix irá aparecer como opção de pagamento, ao lado do TED e DOC. Ou seja, não será muito diferente do modo atual.

Pix também funcionará com QR-Codes

As empresas terão a opção de oferecer o Pix como uma forma de pagamento simplesmente mostrando um QR Code. No aplicativo da instituição, quando o cliente escolher Pix, haverá a opção do aplicativo irá abrir a câmera para capturar a imagem do QR Code.

Quais as vantagens do Pix?

Basicamente, são três principais vantagens:

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.