O que é SEO e por que é essencial para empresas

Entenda o porquê você deve adotar a otimização SEO para a sua empresa, iniciando no marketing digital do jeito certo!
Avatar de Bruno Rodrigues
02/02/2023às07:27|Atualizado há 1 ano
O que é SEO e por que é essencial para empresas

Toda empresa que utiliza as técnicas do SEO possui grandes chances de alcançar destaque nas pesquisas do Google, indo muito além das empresas que pagam por um destaque no topo dos resultados de pesquisa da plataforma. Além disso, utilizar a técnica dessa ferramenta, irá facilitar na criação de conteúdo da sua empresa.

Mas o que é SEO e quais são as estratégias envolvidas para ajudar sua empresa? Vamos analisar alguns detalhes abaixo.

O que é SEO?

SEO é uma sigla de Search Engine Optimization, cujo o seu significado literal é Otimização Para Mecanismos de Busca. Esse método de otimização de escrita é um dos modelos mais utilizados em todo mundo para se tornar relevante na ferramenta de pesquisa do Google.

Uma vez que a ferramenta do Google é uma das mais utilizadas, usar o padrão para escrever seus artigos é uma das formas de garantir estar nos resultados do buscador mais usado do mundo. Quando utilizado o método, a plataforma irá automaticamente verificar como um meio atrativo para indicar que os usuários encontraram a melhor resposta em seu site.

A utilização do SEO é uma das soluções que diversas empresas tem adotado para tornar-se relevante nas pesquisas do Google, desde que o mecanismo utiliza de diversos protocolos de relevância para conteúdos, em base as palavras-chave utilizadas nas pesquisas de usuários através da sua ferramenta.

Técnicas SEO - O que é SEO e por que é essencial para empresas
Imagem: Criação de sites em Curitiba

Esses protocolos exigidos pelo Google é para que o conteúdo produzido no site da sua empresa tenha qualidade e entregue justamente aquilo que o usuário está pesquisando e, dessa forma, responder as suas dúvidas ou necessidades através do seu portal. Com isso em mente, conhecer como funciona o SEO fará com que o seu site torne-se relevante para o Google e para os usuários.

Quando você adota a otimização do SEO para o seu site, você ficará no topo dos resultados do Google, mesmo que não tenha feito um investimento para o próprio Google, onde o mesmo fará que você fique nos destaques dos resultados, o famoso campo dos anunciantes.

Com a utilização adequada de palavras-chave em seu site, você ficará ainda mais destacado nos resultados do Google, de modo a abranger o máximo possível dos usuários que possuem a mesma necessidade, mas que utilizam de uma forma diferente para escrever o seu problema.

Quando você conhece as técnicas de SEO, qualquer um dos resultados que forem obtidos através da pesquisa de um usuário, você será considerado como um dos mais relevantes, desde que o usuário tenha pesquisado algo relacionado ao conteúdo publicado em seu site.

Quando você cria um site para a sua empresa ou sua própria empresa é o site, você deve entender que o principal objetivo do site é responder as principais dúvidas do usuário ou criar uma solução para o problema ou necessidade que o mesmo possa ter. Assim que estabelecer a persona que irá acessar o seu conteúdo, você conseguirá construir uma boa técnica de captar o máximo de usuários em um âmbito geral ou afunilado.

Dito isso, você deve conhecer quais os principais pontos que você deve utilizar em seu texto durante a criação do conteúdo para adequar ao método SEO.

  • Crie um conteúdo com o máximo de informações possíveis, mas com o mínimo de texto de modo que o usuário possa responder a sua dúvida e, ao mesmo tempo, não fique com nenhuma dúvida em relação ao conteúdo.
  • Utilize a palavra-chave o máximo que conseguir, mas não abuse da palavra e busque sempre a manter pelo menos uma vez em cada parágrafo.
  • O site que você utilizar deve se adequar a navegação por computador e celulares, possuindo um sistema de navegação similar ou otimizado para cada uma das plataformas citadas.
  • Busque adicionar links de conteúdos de terceiros, mas o mesmo tem que ser de sites confiáveis e, se possível, encontre conteúdos oferecidos pelas ferramentas de venda do Google, tornando-se um diferencial para o seu conteúdo.
  • Gerencie as suas redes sociais para compartilhar o conteúdo em todas as plataformas mais relevantes, uma vez que até mesmo as redes sociais tem seus critérios para um bom resultado das buscas realizadas por usuários, a utilização das técnicas SEO é uma das formas de se destacar na plataforma.

Por que o SEO é importante para sua empresa?

Como já explicamos detalhadamente, a utilização das técnicas de SEO é uma das formas que você possui para que sua plataforma torne-se relevante para as pessoas, ainda mais em uma sociedade que tende a consumir muito conteúdo em pouco tempo e não se interessa em leituras longas e com muito texto.

No começo da ferramenta de pesquisa do Google, diversos sites eram recomendados aleatoriamente sem uma técnica de filtração dos conteúdos pesquisados através das palavras-chave utilizados pelos usuários. Como resultado, a ferramenta acabou tornando-se mais uma das várias que faziam o mesmo processo de pesquisa.

SEO e a relevância no Google - O que é SEO e porque você deve usar em sua empresa
Imagem: HubSpot

Desde que a ferramenta do Google adotou protocolos específicos para exibir resultados otimizados, cada vez mais e mais sites que criavam conteúdos sem pensar em entregar respostas imediatas e informações aleatórias, ficavam fora dos resultados de busca do site do Google. Mesmo os que possuíam uma forma de anunciar o seu site no Google ficam de fora dos resultados relevantes.

Quando utilizado as técnicas do SEO você está criando um conteúdo de busca orgânico, o que fará que você economize algumas centenas de reais. A pesquisa orgânica é uma das principais formas de colocar seu site no topo, como um site que possui um desempenho diferenciado e visibilidade maior que outras empresas do mesmo ramo, além de economizar para outros setores mais necessitados.

Todo bom especialista em marketing sabe que o mecanismo de pesquisa do Google é a melhor forma de se destacar como um site que soluciona problemas, independentemente de qual tipo de solução que você tenha a oferecer. O Google ainda hoje é uma das plataformas de pesquisa com a maior parcela do mercado, seguido pelo Microsoft Bing, Baidu e Yahoo! Search.

Evidentemente as outras ferramentas de busca possuem sua relevância no mercado, principalmente o Baidu para o mercado asiático, desde que o seu site possua uma tradução eficiente para o idioma Chinês mandarim e que passe pelo sistema de avaliação do governo chinês para conteúdos online.

O Google é disparado a plataforma mais utilizada em todo mundo e, mesmo que por acidente, seu conteúdo pode acabar aparecendo para os não falantes do idioma em que o conteúdo fora proposto, mas é perfeito para os falantes do idioma que falam o mesmo idioma.

Ao recorrer às técnicas SEO para otimizar o seu site, você está garantindo que o seu site fará parte dentre outras marcas do mercado digital e, dessa forma, tornar-se um dos sites mais relevantes do Google, mesmo que você não tenha investido em uma publicidade do seu conteúdo nas ferramentas do Google.

Utilizar o método de SEO para o marketing digital não é um diferencial, é uma obrigação. Se você não recorre aos pontos de otimização exigidos pelos mecanismos de pesquisa, seu site está fadado ao fracasso antes mesmo de ser lançado.

E assim concluímos com o artigo explicando o que é SEO e por que você deve utilizar o sistema para a sua empresa.

Para mais informações e dicas, acesse os links recomendados no começo desse artigo.

Com informações: Google Developers.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ