Streaming é uma tecnologia usada para fornecer conteúdo para computadores e dispositivos móveis pela Internet. Através dele, é possível transmitir dados – geralmente áudio e vídeo, mas também outros tipos – como um fluxo contínuo, que permite que os destinatários comecem a assistir ou ouvir quase imediatamente seu programa favorito, sem precisar baixar (fazer o download) do arquivo.
O que é streaming?
Streaming é a transmissão contínua de arquivos de áudio ou vídeo de um servidor para um cliente. Em termos mais simples, streaming é o que acontece quando os consumidores assistem TV ou ouvem podcasts em dispositivos conectados à Internet.
Com o streaming, o arquivo de mídia reproduzido no dispositivo do cliente é armazenado remotamente e transmitido alguns segundos por vez pela Internet.
Streaming e download, quais as diferenças
A internet tem duas maneiras principais de visualizar mídias: streaming e downloads. A transmissão é o meio mais rápido de acessar conteúdo baseado na Internet, mas não é o único método.
Leia também:
O download progressivo é outra opção existente há anos, bem antes que o streaming fosse possível. As principais diferenças entre os dois são quando você pode começar a assistir e o que acontece com o conteúdo depois de visualizá-lo.
Nos dois casos, é necessário conexão com a Internet, podendo ser uma rede móvel ou uma rede banda larga. No caso do streaming, é necessário uma internet mais potente, como por exemplo a NET Fibra Ótica.
Downloads progressivos são o tipo tradicional de download com o qual qualquer pessoa que tenha usado a internet está familiarizada, ou seja, todo mundo.
Quando você baixa um aplicativo, jogo, filme, música, documento ou qualquer outro tipo de arquivo, é preciso fazer o download dele todo antes de poder usá-lo. Esse é um download progressivo.
Vantagens do Streaming
Já o streaming, ele permite que você comece a usar o conteúdo antes do download completo do arquivo.
Quando você toca uma música no Apple Music ou no Spotify, ou assisti um vídeo no Youtube e Netflix, pode clicar em Reproduzir e começar a ouvir/ assistir quase imediatamente. Você não precisa esperar a música baixar antes que a música comece. Essa é uma das principais vantagens do streaming: ele fornece dados para você quando você precisar.
A outra grande diferença entre streaming e downloads é o que acontece com os dados após o uso.
Para downloads, o item permanece no seu dispositivo até você excluí-lo. Para streaming, seu dispositivo exclui automaticamente os dados depois que você os utiliza. Uma música que você transmite do Spotify não é salva no seu computador (a menos que você a salve para ouvir offline, que é um tipo de download).
Requisitos para fazer streaming de conteúdo
O streaming requer uma conexão à Internet relativamente rápida; quão rápido depende do tipo de mídia que você está transmitindo.
É necessária uma velocidade de 2 megabits por segundo (Mbps) ou mais para transmitir vídeos de definição sem perceber engasgos, reduções de qualidade ou atrasos na renderização. Os conteúdos HD e 4K requerem velocidades mais altas para uma entrega sem falhas: pelo menos 5 Mbps para conteúdo HD e 9 Mbps para conteúdo 4K.
Streaming ao vivo
O streaming ao vivo é semelhante ao que escrevemos acima, mas é usado especificamente para o conteúdo da Internet entregue em tempo real. A transmissão ao vivo é popular com programas de televisão ao vivo, transmissões de jogos e eventos ou esportes especiais únicos.
O que é buffering
Um dos problemas do Streaming, é quando você está assistindo algo e trava, então aparece alguma mensagem com a palavra “Buffer”. Do que se trata isso?
Os reprodutores de mídia de streaming carregam alguns segundos do stream antes do tempo, para que o vídeo ou áudio possa continuar a ser reproduzido se a conexão for interrompida brevemente. Isso é conhecido como buffer.
O armazenamento em buffer garante que os vídeos possam ser reproduzidos de maneira uniforme e contínua. No entanto, em conexões lentas ou se uma rede tiver muita latência, um vídeo pode levar muito tempo para armazenar em buffer.
Jogos e aplicativos
O streaming tradicionalmente fornece áudio e vídeo, mas a Apple implementou recentemente a tecnologia que permite que o streaming funcione também com jogos e aplicativos, através do Apple Arcade. Já o Google, anunciou seu console de última geração, o Google Stadia, onde é possível jogar jogos pesados por streaming, sem precisar baixar eles.
Essa técnica, chamada de recursos sob demanda (on-demand), estrutura jogos e aplicativos para incluir um conjunto principal de funções quando o usuário os baixa e depois transmite novo conteúdo conforme a necessidade do usuário.
Por exemplo, um jogo pode incluir seus quatro primeiros níveis no download inicial e depois baixar automaticamente os níveis cinco e seis quando você começa a jogar o nível quatro.
Essa abordagem é útil porque significa que os downloads são mais rápidos e usam menos dados, o que é especialmente importante se você tiver um limite de dados no seu plano telefônico. Isso também significa que os aplicativos ocupam menos espaço no dispositivo em que estão instalados.
Problemas com streaming
Como o streaming entrega dados conforme necessário, conexões lentas ou quedas na internet podem causar problemas. Por exemplo, se você transmitiu apenas os primeiros 30 segundos de uma música e sua conexão com a internet cai antes que mais uma música seja carregada no dispositivo, a música para de ser reproduzida.
O erro de streaming mais comum que surge tem a ver com buffer, como já mencionamos acima. O buffer é a memória temporária de um programa que armazena o conteúdo transmitido. O buffer está sempre preenchendo o conteúdo que você precisa a seguir.
Por exemplo, se você assiste a um filme, o buffer armazena os próximos minutos do vídeo enquanto assiste ao conteúdo atual. Se a sua conexão à Internet estiver lenta, o buffer não será preenchido com rapidez suficiente e o fluxo será interrompido ou a qualidade do áudio ou do vídeo diminuirá para compensar.