O que é Windows? Para que ele serve? [sistema operacional]

Aprendendo o que é Windows, fica mais fácil de entender como o computador funciona por dentro
Avatar de Nalbert Gomes
16/02/2022 às 19:28 | Atualizado há 2 anos
O que é Windows? Conheça a história

Mesmo o Windows fazendo parte de muitos computadores no mundo todo, muitas pessoas não conhecem e não sabem o que é Windows. Então vamos conhecer mais sobre o sistema e algumas de suas versões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é Windows?

O que é Windows
O que é Windows (Imagem: Microsoft)

O Windows é um sistema operacional para computadores desenvolvido pela Microsoft, ou seja ele é o responsável por gerencial e cuidar da parte virtual do seu computador. Uma curiosidade é que a palavra Windows significa janelas na tradução do inglês para o português.

Ele é considerado um dos sistemas operacionais mais utilizados em todo o mundo, ele começou a ser criado em 1981, mas só foi lançada em 1993 em sua primeira versão.

No começo, o Windows oferecia apenas uma interface gráfica ou seja eram bem limitados. Desde então, o sistema operacional evoluiu em funcionalidades, design e eficiência.

A Microsoft já possui muitas atualizações do Windows, dentre elas: Windows 95, Windows 98, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista e, mais recentemente, o Windows 10.

A família Windows também possuía softwares antigamente como o Windows Media Center e o Windows Media Player. Atualmente essas ferramentas foram substituídas por aplicativos.

Agora que já vimos o que é Windows, vamos conhecer abaixo algumas versões do sistema operacional.

Algumas versões do Windows

Windows 95

Windows 95 fez parte em responder O que é Windows
Windows 95 fez parte em responder O que é Windows (Imagem: Microsoft)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Lançado obviamente em 1995, o sistema marcou história por mudar a interface, refinando ainda mais a experiência do usuário, que só teve uma mudança maior muitos anos depois.

Nessa versão, foi introduzido o Windows Explorer e a barra de tarefas que são presentes até o dia de hoje no sistema operacional. Porém o Windows Explorer não vinha instalado no dispositivo, mas era possível adquiri-lo em um pacote de atualização.

Windows 98

O Windows 98 já veio com poucas mudanças
O Windows 98 já veio com poucas mudanças (Imagem: Microsoft)

Alguns anos depois em 1998, foi lançado o Windows 98, que como o nome sugere foi uma versão atualizada do sistema anterior, mesmo que não tenha tido tantas mudanças significativas.

O sistema ganhou suporte a dispositivos USB e múltiplos monitores, além do Internet Explorer que passou a vir pré instalado, diferente do sistema operacional anterior. Para arrumar os bugs, no ano seguinte foi lançado o Windows 98 Second Edition.

Windows XP

O que é Windows? Por muito tempo foi o Windows XP
O que é Windows? Por muito tempo foi o Windows XP (Imagem: Microsoft)

Uma grande atualização da época, o Windows XP trouxe um novo visual com cores vivas, e o clássico papel de parede com montanha verde e céu azulado. Além da clássica barra de tarefas azul e vários outros elementos na tela que marcaram o design do sistema.

O avanço não foi só do software, mas também do hardware da época que tornou possível tornar os dispositivos mais confiáveis para a época. E até hoje milhões de estabelecimentos ainda utilizam o sistema operacional, como muito bancos por exemplo.

Windows Vista

Windows Vista foi um grande fracasso
Windows Vista foi um grande fracasso (Imagem: Microsoft)

Um dos primeiros fiascos da empresa foi o Windows Vista. Mesmo sendo lançado com várias mudanças no visual, efeitos de transparência e efeitos 3D, o sistema foi todo prejudicado por atrasos e problemas técnicos. Além disso, o sistema não era visto como confiável diferente do Windows XP que tinha sido lançado.

Windows 7

O que é Windows? O Windows 7 chegou para responder
O que é Windows? O Windows 7 chegou para responder (Imagem: Microsoft)

Depois do fracasso do Windows Vista, o Windows 7 veio para salvar a empresa e a marca. O Windows 7 resposta com certeza a pergunta o que é Windows. O sistema trazia um visual bem agradável e desempenho e confiabilidade nos mesmos níveis do Windows XP.

Com sua extrema popularidade, o sistema operacional passou a ser o mais utilizado no mundo e atualmente conta com pouco mais de 60% de participação no mercado.

Windows 8

O Windows 8 decepcionou muito
O Windows 8 decepcionou muito (Imagem: Microsoft)

Com tudo sendo um sucesso a Microsoft decidiu fazer uma grande mudança e eliminar o Menu Iniciar, mudando para um novo menu de quadrados vivos. Esse novo menu exibia informações relevantes em tempo real, em uma interface voltada para dispositivos com tela sensível ao toque.

Porém na época maioria da pessoas não tinha um dispositivo com tela de toque que fosse compatível com o Windows 8. A falta do Menu Iniciar decepcionou muitas pessoas que optaram por voltar ao Windows 7.

Windows 10

O Windows 10 recuperou a popularidade
O Windows 10 recuperou a popularidade (Imagem: Microsoft)

O Windows 10 foi um grande passo, oferecendo várias funcionalidades futuristas e melhorias. Com o novo sistema operacional, a empresa resolveu os problemas do Windows 8, e criou um sistema com rotinas de atualizações e distribuições. Atualmente esse sistema continuar recebendo algumas atualizações e é um bem popular.

Windows 11

O que é Windows? O Windows 11 é a mais nova resposta
O que é Windows? O Windows 11 é a mais nova resposta (Imagem: Microsoft)

Ainda não sendo um salto muito grande, o Windows 11 vem mostrando as suas novidades aos poucos com a mesma rotina de atualizações que começou no Windows 10. Dentre as novidades, tivemos mudanças na localização do Menu Iniciar e a possibilidade de usar aplicativos Android no computador.

Porém, muito mais foi prometido e vai chegando aos poucos aos dispositivos. O Windows 11 ainda não é algo tão popular por ser o sistema operacional mais recente. Mas ele também faz parte do legado e responde a pergunta: O que é Windows.

Agora que você aprendeu o que é Windows e toda sua história, diga para nós, você costuma usar esse sistema operacional? Usou quais versões dele? Diga para nós nos comentários abaixo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ