Oi e Huawei anunciam fibra ótica inédita com cabo “invisível”

A empresa de telecomunicações também divulgou novos planos para o Brasil, se intitulando com uma "nova Oi"
Avatar de Nalbert Gomes
14/06/2022às14:57|Atualizado há 2 anos
Oi anuncia nova fibra e novidades

A Oi anunciou hoje, 14, uma nova tecnologia de fibra ótica desenvolvida pela Huawei. O fruto da parceria traz pela primeira vez a tecnologia Fiber To The Room (FTTR) para a América Latina, inicialmente a ser disponibilizada em Blumenau através de cabos transparentes, “quase invisíveis”.

Nova Oi quer revolucionar Internet com Huawei

Nova Oi com foco em uma nova internet é anunciadaNova Oi com foco em uma nova internet é anunciada
Nova Oi com foco em uma nova internet é anunciada (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

No evento de anúncio foi mostrado que diferente de outras fibras do mercado, a nova fibra não vai perder a banda e a potência pela casa, alcançando toda a capacidade em todos os cômodos, junto com um novo tipo de sistema.

Também foi demonstrado, a utilização da rede no dia a dia, para trazer uma experiência da vivência da tecnologia.

A tecnologia para casas e empresas possui o nome de FTTR. O evento focou na criação da nova Oi que deseja ser uma empresa mais viável e ágil sem foco em linhas móveis, mas conhecendo áreas de crescimento de mercado e investindo

A nova empresa quer ser líder trazendo soluções digitais e quer oferecer uma melhor relação com o cliente. No evento foi demonstrado a opinião dos clientes para a Oi que buscam usar mais aplicações digitais com melhor qualidade de Internet.

A nova empresa busca trabalhar em novas soluções para alcançar mais clientes com serviços de jogos e mais.

Além disso a Oi também fecha parceria com muitas empresas como a própria Huawei. A nova empresa está ficando na necessidade do cliente ter uma Internet potente em todos os cômodos de casa.

FTTR significa fiber to the room, que como já dito busca alcançar todos os cômodos, ela está disponível somente em 3 países.

O novo FTTR no Brasil

Nova FTTR vai alcançar a casa toda sem perder potência
Nova FTTR vai alcançar a casa toda sem perder potência (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

O FTTR só é possível graças ao suporte e infraestrutura da empresa. Além da Internet estar em todos os cômodos, a empresa quer que o cabo seja passado sem grandes desconfortos como furar ou quebrar.

FTTR permite usar um cabo bem transparente e que consegue virar, dobrar e passar em qualquer lugar.

O VP da Huawei também falou ao evento, mostrando que a tecnologia tem como foco melhorar a infraestrutura em serviços, jogos e mais soluções ao usuário. Ele também deixou claro que a empresa vai continuar investindo para melhorar a infraestrutura para os brasileiros.

Avaliação dos usuários ajudou no feedback
Avaliação dos usuários ajudou no feedback (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

O FTTR vai chegar como projeto piloto em Blumenau, sendo adaptado aos poucos no Brasil. O FTTR vai chegar para qualquer banda, sem limites.

Blumenau foi escolhido devido a quantidade de casas, que é perfeito para a cobertura de testes. A tecnologia vem com Wi-Fi 6, e ela não dispensa o uso do Wi-Fi, mesmo que ela alcance todos os cômodos.

O projeto não tem previsão de lançamento no Brasil, os testes vão sendo feitos e de acordo com o teste os lançamentos são realizados. De acordo com a própria Oi, cada casa possui uma experiência customizada então terá muitas diferenças.

Essa distribuição será feito por sistemas mash. A partir do momento que uma fibra é cortada nesse sistema, o Wi-Fi é ativado e assim a experiência do usuário não é afetada.

O produto será vendido como equipamento por serviço, então ele será um serviço de assinatura. Em Blumenau, o preço está em R$ 59,90 em qualquer banda.

A fibra possui uma capa protetora e permite proteção e até ser esticada. Na China a tecnologia está em 400 mil casas, mostrando que a tecnologia é bem testada.

Um ponto importante a se lembrar, é que essa tecnologia esta sendo trazida ao Brasil, porém não é algo exclusivo das empresas que realizaram o evento.

Agora diga para nós, gostou da nova tecnologia revelada no evento? Quando estiver disponível você vai testar ela? Diga para nós nos comentários abaixo.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ