OLED x Super Amoled: saiba a diferença entre as duas e qual é a melhor opção

Atualizado há 4 anos
A Apple usará telas 'OLED híbridas' em iPads a partir de 2022: Relatório

Outros destaques

25 melhores editores de vídeos em 2024 (Computador e celular) 1
Como assinar o Amazon Prime Video de graça em 2024 2
Ajude o Klenion do canal Ktech na luta contra o câncer 3
O que é o Metaverso do Facebook? Entenda de uma vez por todas 4
o que é marketing de conteúdo

Quando os termos OLED ou AMOLED surgem nas conversas sobre tecnologia, logo vem em mente a marca Samsung. Afinal, essa é a empresa que foi a pioneira na implementação desse tipo de tecnologia nos smartphones, além de vários dispositivos hoje possuírem tanto a tela OLED, quanto a Super Amoled.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, muitas pessoas podem ficar confusas quanto a essas novas tecnologias que vem surgindo a cada ano. Como diferenciar a tela OLED da Super Amoled? Qual tela apresenta a melhor qualidade de imagem? E qual possui o melhor custo-benefício?

Sendo assim, explicaremos neste artigo a diferença entre as duas telas e te diremos qual é a melhor opção para você investir. Afinal, quando se trata de tecnologia, precisamos analisar todas as informações para fazermos a melhor compra possível. Vem com a gente!

Como funciona a tela OLED?

A tecnologia OLED (Organic Light Emitting Diode) são telas que possuem pixels iluminados por um diodo, sendo responsável por emitir a luz para cada um dos pixels. Dessa forma, as telas OLED não precisam de uma matriz de luz para iluminar a totalidade da tela, como ocorre na tecnologia LCD, por exemplo.

A tela OLED é capaz de entregar negros puros graças aos diodos, que não iluminam os pixels negros, deixando-os apagados. Entretanto, por serem construídas com materiais orgânicos, elas acabam sofrendo uma degradação maior, o que fez com que os fabricantes minimizassem essas perdas ao longo do tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Atualmente, grande parte dos aparelhos top de linha possuiu a tela OLED, com a Apple sendo uma das últimas a adotar a tecnologia em seu iPhone X.

Como funciona a tela AMOLED?

Antes de falarmos sobre as telas Super Amoled, precisamos entender como funcionam as AMOLED, que estão presentes em vários modelos de smartphones no mercado.

A principal diferença em relação às telas OLED é que a AMOLED apresenta uma capa intermediária, tanto orgânica, quanto ativa, permitindo um menor consumo de energia e maior flexibilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona a tela Super Amoled?

A tela super Amoled é uma evolução da tecnologia AMOLED, também da Samsung. Nesse sentido, a evolução da tecnologia AMOLED viabilizou a construção de displays flexíveis, além de diminuir consideravelmente o tempo de resposta das telas e a grossura das camadas.

Aliás, as camadas do display são a grande mudança das telas Super Amoled. A tecnologia permitiu a união do vidro com o touch-screen, diminuindo em muito o peso do aparelho e a sua espessura, o que possibilita um maior espaço para as baterias e demais componentes.

Conclusão: qual é a melhor opção?

OLED x Super Amoled: saiba a diferença entre as duas e qual é a melhor opção 5

Desconsiderando o valor de cada tecnologia, sem dúvida, a tela Super Amoled acaba obtendo a melhor qualidade de imagem.

Isso se deve ao fato das Super Amoled apresentarem maior precisão nas cores, além da qualidade do brilho, contraste e duração da bateria. Entretanto, se você busca um aparelho com maior custo-benefício, as telas OLED serão uma opção melhor.

E aí, gostou de conhecer mais sobre as diferenças entre a tela OLED e a Super Amoled? Então aproveite para ler outros textos em nosso blog e fique informado sobre as principais novidades do mundo da tecnologia.

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).