Onde a realidade virtual pode ser utilizada?

Saiba as principais aplicações que a realidade virtual pode ser aplicada hoje em dia no cotidiano das pessoas.
Avatar de André Luiz
06/04/2021 às 17:13 | Atualizado há 3 anos
realidade virtual

Diante da popularização e aplicação da realidade virtual, é provável que conheça esse conceito e saiba onde ele pode ser utilizado. Primeiramente, o que podemos dizer é que se trata de uma tecnologia que pode ser aplicada aos mais diferentes projetos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para saber mais a respeito da realidade virtual, continue a leitura.

O que é a realidade virtual?

Como o próprio já diz, realidade virtual é um ambiente em que o usuário pode se inserir como se estivesse nele, no entanto, tudo não passa de um sistema ou programa computacional. É um conceito que utiliza códigos de informática e tecnologias que permitem uma total imersão em um ambiente simulado virtualmente. O usuário da realidade virtual pode ou não interagir com o ambiente simulado virtualmente. Tudo dependerá das possibilidades e comandos do sistema tecnológico.

Embora, hoje, a gente conheça a realidade virtual como sendo um ambiente simulado virtualmente ou um sistema inteligente, vale dizer que seu conceito já passou por diversas variações ao longo do tempo. Nesse sentido, cabe dizer que os primeiros usos do conceito de realidade virtual se deram em 1938, quando Antonin Artaud, autor francês, usou o termo em seu livro Le Théâtre et son double para se referir aos personagens de teatro como uma ilusão, uma realidade virtual, uma forma de se transportar, seja para décadas passadas ou períodos da história.

A realidade virtual teve seu conceito ligado não apenas à ilusão virtual produzida pelos personagens de teatro, mas também a pequenos objetos, como é o caso do monóculo, objeto que transportava uma pessoa de um lugar a outro, sem que ela precisasse se deslocar. A ideia de se “transportar” para outros lugares é mais antiga do que se pode imaginar, como se vê, e tudo isso está associado ao conceito de realidade virtual.

Ora, mas, e hoje, onde podemos aplicar esse conceito/tecnologia?

A realidade virtual é um conceito/tecnologia que pode ser aplicada aos mais diferentes projetos. A seguir, apontamos alguns. Veja.

Óculos especiais

Oculus de realidade virtual

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Os óculos especiais já são uma realidade na sociedade e podemos visualizá-los nas salas de cinema modernas, que contam com a tecnologia 3D. Os óculos especiais, também conhecidos como headsets, garantem uma imersão completa na realidade do filme, melhorando a experiência do consumidor.

Aumentar a empatia

Você sabia que hoje existem tecnologias que simulam virtualmente uma pessoa cega? Elas são utilizadas para despertar nas pessoas um maior sentimento de empatia por deficientes visuais. A realidade visual, como se pode visualizar, é também utilizada para gerar o bem no coração das pessoas.

Educação

A realidade virtual é também utilizada na educação para garantir que os alunos tenham uma experiência educacional mais profunda em relação a determinados assuntos de algumas matérias, como Biologia, por exemplo. Fica mais fácil aprender quando se vê, digamos, uma célula diante dos seus olhos, do que no livro.

A realidade virtual é uma tecnologia de última geração e há muito ainda a se fazer com ela, para que possamos viver em uma sociedade mais moderna.

Para ler outros textos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso site. Combinado?

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ