Não há dúvidas que o OnePlus 6T é um smartphone quase perfeito, principalmente pelo preço. Mas, tudo tem seu preço. A OnePlus tira algumas coisas em prol do preço. Então saiba se são importantes para você antes de comprar.
Uma coisa que achei interessante na apresentação do OnePlus 6T, é que o apresentador foi honesto. Em determinado momento ele disse: “Ele oferece o que há de melhor, dado o seu preço”. (tradução livre)]
Essa frase diz muito a respeito do OnePlus 6T e da empresa em dia. Ele é um smartphone excelente para quem não é extremamente exigente e queira ter um smartphone que esteja entre os mais completos. Sim, a OnePlus sacrifica algumas características para focar em outras, por isso o OnePlus 6T tem um preço inferior a outros topos de linha.
O que a OnePlus dispensou no OnePlus 6T
O básico já sabemos. Em primeiro lugar, o OnePlus 6T dispensou o conector de fone de ouvido. Também não um slot para cartões micro SD.
Mas em um fórum oficial da empresa, a OnePlus disse que também removeu alguns outros recursos, para melhorar a experiência do usário. Porém podem fazer falta para alguns.
Leia também:
LED de notificações
Por exemplo, por mais absurdo que pareça, o OnePlus 6T não LED de notificações na frente do aparelho. Função básica, que até então, somente aparelhos de entrada não possuem. E de acordo com comentários dos nossos vídeos no Youtube, muita gente valoriza muito.
A subsituição, seria algo que quase todos aparelhos com tela AMOLED possuem, que são as notificações Always On Display. Porém, não precisa ser um gênio para entender que um LED de notificações é algo bem distinto do que notificações diretamente na tela.
Fone de ouvidos
Não é só a ausência de conector de fones de ouvidos que o OnePlus 6T. Ele sequer vem com um fone de ouvido na caixa. Que, vamos ser sincero, é básico um smartphone topo de linha ter. Lembrando claro que outras marcas chinesas também fazem isso.
Para compensar, eles pelo menos, dão um adaptador USB-C para conector 3,5 mm. E claro, recomendam comprar seus fones de ouvidos, obviamente vendidos separadamente.
Não é resistente a água ou poeira
Praticamente todos smartphones topos de linha possuem, no mínimo, uma proteção IP67. Samsung e Huawei oferecem proteção IP68 nos seus topos de linha. O OnePlus 6T não tem nenhuma delas.
Claro que ele ainda tem proteçã contra respingos, para aguentar situações do cotidiano como uma leve chuva. Mas, mesmo assim, não é nada oficial. Custaria U$ 30 a mais na construção colocar uma proteção IP, um gasto algo para um pequeno público, segundo eles. Eu faço parte desse pequeno público, e vocês?
Carregamento sem fio
Uma coisa que está ficando comum entre os smartphones topos de linha, até chineses, é o carregament sem fio. Até a Apple já adotou. Mas nada no OnePlus 6T. Ele não possui suporte a carregamento de bateria sem fio.
Câmeras são boas, nada excepcional
Para terminar, vamos falar de suas câmeras. Aquela frase que falei no começo, sobre ele ser bom levando em conta seu preço, foi dita justamente na apresentação de suas câmeras.
Os reviews tem indicado que o OnePlus 6T tem uma boa câmera, mas abaixo do nível de outros tops de linha. Inclusive da rival Xiaomi, que ao contrário vem batendo de igual para a igual com as gigantes Samsung, Huawei e Apple.
Em primeiro lugar ele não possui nem uma lente grande angular e nem uma de zoom. Dizem que ela está pouco diferente do OnePlus 6, afinal não mudou nada em hardware.
No DxOMark, o OnePlus 6 ficou abaixo de todos os topos de linha do ano, só a frente do LG G7. Embora ainda não testado, o OnePlus 6T provavelmente ficará na mesma linha de posicionamento.
Vale a pena comprar?
Ano após ano a OnePlus vem aumentando o preços de seus aparelhos. Embora ainda mais barato que os concorrentes mais famosos, nesse ritmo não vai valer mais a pena, dadas as ausências. Mais barato que ele, temos atualmente o Xiaomi Mi 8 que possui tudo o que ele tem e supri algumas das necessidades acima. Se você não liga para a MIUI (eu não gosto) indico fortemente o smartphone da Xiaomi nessa linha de preço mais barata.