Com o declínio da HUAWEI, outros OEMs chineses têm se esforçado ao máximo para preencher o vazio deixado pela empresa que era a maior fabricante de smartphones do mundo. A OPPO conseguiu se tornar a maior marca de smartphone da China pela primeira vez em sua história.
De acordo como relatório do Counterpoint, a participação de mercado da OPPO na China era de 21% em janeiro de 2021. A empresa foi seguida de perto pela Vivo em 20%.
Considerando que outras marcas importantes, como HUAWEI, Apple e Xiaomi detinham uma participação de mercado de 16% cada.
De acordo com o Market Pulse Service da Counterpoint Research, as vendas de smartphones OPPO cresceram 33% mês a mês e 26% ano a ano em janeiro de 2021. A OEM também foi a maior marca de smartphone 5G no sub – segmento de $ 600 e o segundo maior como um todo.
Leia também:
A OPPO foi capaz de puxar isso por causa do declínio constante de HUAWEI. Ambas HUAWEI e a HONOR vêm perdendo continuamente sua participação no mercado devido à escassez de componentes de smartphones 5G por conta das sanções dos EUA.
O sucesso da OPPO vem das fortes vendas da série OPPO Reno5, que inclui OPPO Reno5, OPPO Reno5 Pro, e OPPO Reno5 Pro +. A última geração da série Reno foi lançada 10% mais barata, em comparação com seu antecessor.
Isso não é tudo, o OPPO A72 5G tem sido o smartphone 5G mais vendido em seu segmento de preço desde novembro de 2020. Quase um terço dos aparelhos 5G vendidos na China custam menos de US $ 300. As séries OPPO Reno e A ajudaram a empresa a ganhar participação de mercado com as séries nova e Enjoy da HUAWEI.
Mais de 65% dos aparelhos vendidos na China no quarto trimestre de 2020 eram habilitados para 5G. Mas a HUAWEI e a HONOR não conseguiram atender à demanda. Como resultado, os distribuidores no país agora se voltaram para marcas como OPPO, vivo e Xiaomi. Os dois primeiros agora governam os canais off-line, enquanto o último está vendo um crescimento nos canais on-line.
Desde que HUAWEI vendeu a HONOR, sua participação de mercado diminuiu ainda mais. A empresa agora está focada apenas na venda de telefones premium com margens mais altas.
A HUAWEI tinha mais de 10.000 lojas de varejo e experiência em seu país natal em seu pico. Mas esse número está diminuindo desde o quarto trimestre de 2020. Os concorrentes devem se beneficiar mais com o declínio da empresa em 2021.