Houveram muitos jogos do Batman ao longo dos anos. Mas não tem como negar que acima de todos os lançados até hoje, a série Batman: Arkhan é de longe a mais reconhecida e que mais capturou o coração dos jogadores em todos esses anos.
Os jogos da série Batman: Arkham, estão presentes em consoles, computadores, smartphones, tablets e até mesmo fones de ouvido de realidade virtual durante quase 11 anos. E, como mais um capítulo da série está chegando, supostamente chamado de Batman: Gotham Knights ou Batman Arkham: Court of Owls, é uma boa hora para relembrar todos os sucessos da série.
Melhor ainda, por que não lembrá-los na ordem cronológica da história, ao invés da data de lançamento? É um ótimo modo para conhecer toda a história por trás do jogo.
Linha do tempo de Batman Arkham: como jogar os jogos em ordem
Batman: Arkham Origins
- Formatos: PC, PS3, Xbox 360, Wii U
- Liberado: 2013
Originalmente lançado após Arkham City, Origins mostra o jovem Bruce Wayne enquanto ele luta contra vários assassinos que querem matá-lo, além de Black Mask, que serve como o principal vilão do jogo. Ah, e também mostra o Batman deste universo encontrando o misterioso Coringa pela primeira vez.
O jogo foi desenvolvido pela WB Games Montréal ao invés da Rocksteady, então falhou em corresponder aos padrões estabelecidos pela mais conhecida “trilogia Arkham”. No entanto, ainda apresenta uma aventura decente e é um ótimo lugar para começar.
Batman: Arkham Origins (smartphones)
- Formatos: iOS, Android
- Liberado: 2013
A versão móvel de Arkham Origins segue efetivamente o enredo do jogo principal, mas essencialmente abandona os elementos da história e se concentra nas lutas entre o Batman e alguns dos principais inimigos.
Uma série de golpes e toques ajudam você nas batalhas e, er, é isso. O jogo foi descontinuado e não pode ser encontrado nas lojas de apps, mas pode ser baixado via APK aqui.
Batman: Arkham Origins Blackgate
- Formatos: Vita, 3DS, PC, PS3, Xbox 360, Wii U
- Liberado: 2013
Blackgate foi originalmente projetado para plataformas portáteis – Vita e 3DS – então mudou a jogabilidade para uma luta / plataforma 2.5D que realmente faz um bom trabalho traduzindo alguns dos movimentos de combate para um formato mais simples.
É ambientado após os eventos em Origins, com Batman voltando a prisão de Blackgate.
Batman – Asilo Arkham
- Formatos: PC, PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360
- Liberado: 2009
Este é o jogo que efetivamente iniciou toda a série. Baseado inteiramente dentro das paredes do Arkham Asylum, depois que a maioria dos prisioneiros escaparam de suas celas e assumiram o controle do Asilo/prisão, o jogo era (e ainda é) um antídoto ideal para todas as aventuras de super-heróis coloridas que vieram antes.
O que mais se destaca, além do excelente sistema de combate livre, é que cada canto e recanto são preenchidos com itens colecionáveis e segredos – garantindo que o jogo dure mais do que apenas a história. Agora é parte de um pacote Return to Arkham – remasterizado e ajustado para os consoles da geração atual.
Cidade de Arkham do Batman
- Formatos: PC, PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360, Wii U
- Liberado: 2011
Também disponível no pacote Return to Arkham, Batman: Arkham City é indiscutivelmente o melhor do grupo. Ele muda a ação do local confinado do Asilo para as ruas de Arkham City – uma seção de Gotham City cercada e designada como uma superprisão.
A natureza de mundo mais aberto da sequência cria alguns grandes momentos, não menos importante a capacidade de deslizar em torno de uma paisagem enorme, mergulhando nos criminosos abaixo.
Batman: Arkham City Lockdown (descontinuado)
- Formatos: iOS, Android
- Liberado: 2011
Infelizmente, como a versão móvel do Origins, você não pode mais obter o Arkham City Lockdown no iTunes nem no Google Play.
Quando você podia, novamente apresentava mais um beat-em-up, com golpes e toques necessários para despachar os inimigos. Na verdade, foi meio decente, mas parecerá para sempre perdido nos anais da tradição do Batman.
Batman: Arkham VR
- Formatos: PSVR, Vive, Oculus
- Liberado: 2016
Um dos primeiros jogos de realidade virtual verdadeiramente grandes, embora bastante curto, Batman: Arkham VR foi ambientado logo após os eventos de Arkham City, onde Robin e Nightwing desapareceram.
Seu uso inteligente da mecânica de detetive dos jogos principais torna um prazer jogar, mas simplesmente estar prestes a vestir o capuz do Morcego é o suficiente para nós.
Batman: Arkham Knight
squirrel_widget_175990
- Formatos: PC, PS4, Xbox One
- Liberado: 2015
Arkham Knight é o primeiro da série a dar a você as chaves do Batmóvel – o que é tão bom quanto as ilhas principais de Gotham City agora são seu campo de jogo e você precisa viajar entre elas conforme o jogo avança.
O combate está ainda mais baixo e sujo do que nunca, desta vez com personagens extras que podem entrar e sair, e há tantos bônus e itens colecionáveis que você dificilmente encontrará todos na primeira jogada.
Batman: Arkham Underworld (descontinuado)
- Formatos: iOS, Android
- Liberado: 2016
Underworld é outro jogo apenas para celular que acabou sendo descontinuado. Diz-se que aconteceu durante / logo após os eventos de Arkham Knight, mas dessa vez você se tornou o chefão de Gotham na pele de um vilão.
O jogo de estratégia em tempo real multiplayer claramente não iluminou o mundo, entretanto.
Batman Arkham: Corte das Corujas / Batman: Cavaleiros de Gotham (rumores)
- Formatos: PC, PS5, PS4, Xbox Series X, Xbox One
- Liberado: 2021?
A Warner anunciará um novo jogo da série durante o evento online DC FanDome no sábado, 23 de agosto, que especulamos será para os consoles da próxima geração, bem como para os atuais consoles e PC.
Há rumores de que seja chamado de Batman Arkham: Court of Owls ou Batman: Gotham Knights, ele está sendo desenvolvido pela WB Games Montréal, que esperamos ter aprendido com os erros cometidos com Arkham Origins (acima).
Não se sabe muito mais sobre ele no momento, embora vazamentos online sugiram que o foco será em torno do soberbo grupo criminoso Court of Owls – daí o nome. Criado por Scott Snyder e Greg Capullo, o grupo representa uma das melhores histórias de quadrinhos dos tempos modernos.