Creio que muitos leitores nunca usaram antes um orelhão. Outros talvez achem que nem funcionem mais, mas funcionam, e gratuitamente em algumas localidades. Por determinação da ANATEL, diversos estados da região Norte e Nordeste do país estão com orelhões liberados para chamadas gratuitas realizadas para telefones fixos ou móveis.
Essa medidad já havia sido feita no ano passado em punição a operadora Oi. O problema é que a operadora deveria operar o mínimo de 90% dos orelhões nos estados, e 95% em regiões onde a telefonia fixa individual não está disponível. Isso significa que a margem para aparelhos quebrados está entre 5 e 10% do total dos aparelhos. Mas não é o que acontece.
Para se ter uma ideia, há estados aonde desde 2015 os orelhões operam com gratuitadade, já que até hoje a Oi não resolveu o problema.
A fiscalização ocorreu em Fevereiro, isso significa que esses estados ficaram nessa condição de gratuidade até a próxima aferição por parte da ANATEL, isso ocorrerá em Agosto.
Confiram os estados onde as chamadas originadas de telefones públicos estão liberadas:
- Alagoas
- Amazonas
- Amapá
- Bahia
- Ceará
- Maranhão
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Roraima
Vale lembrar que a gratuidade visa facilitar a comunicação nessas regiões onde a Oi não alcançou a disponibilidade mínima prevista, o que dificulta o acesso a orelhões funcionais. Na Paraíba, por exemplo, apenas 42% dos aparelhos estão em operação.