Nova declaração divulgada pela Sony, diz que o Playstation 5 terá um melhor consumo energético no modo de espera. Ontem (22), a empresa fez a afirmação na Cúpula do Clima da ONU; prometendo no evento diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera.
Leiam também | Playstation 5 poderá ter SSD customizado pela Sony
Além disso, o próprio CEO da empresa, Jim Ryan, disse: “Também estou muito contente em anunciar que a próxima geração do PlayStation incluirá a possibilidade de suspender o gameplay com um consumo de energia muito menor que o PS4; enquanto o PS4 consome 8,5 W, a nova geração irá consumir apenas 0,5 W.
Pode parecer pouco, mas com apenas esse recurso ativado, um milhão de consoles já economizaria o equivalente à média gasta de eletricidade por 1.000 residências dos Estados Unidos. Para se ter uma noção, a Sony já declarou que vendeu mais de 100 milhões de Playstation 4 até hoje.
- Problemas PS5 Pro em Silent Hill 2 e Star Wars Jedi Survivor investigados
- PlayStation 5 na promoção 11.11: preço baixo em 12x
- Microsoft tem compra da Activision bloqueada pelo CMA
Vale notar que a economia é somente no modo de standby, nada foi dito se ele será mais econômico durante a jogatina. Outro detalhe é que, segundo a declaração, pressumisse que a função de alguma forma será opcional, não ficou claro como isso funcionaria.
Mas isso faria diferença da conta do usuário do Playstation 5? Aparentemente sim, segundo o site Polygon, um relatório do Conselho de Defesa de Recursos Naturais (NRDC), feito em 2014, diz que 40% do consumo energético dos consoles da atual geração estavam no modo de standby. É quase metade do consumo.
A Sony já realizou atualizações desde então no Playstation 4 melhorando sua eficiência. Ele, por exemplo, é bem mais econômico que o Xbox One: ele consome 8,5 watts no modo espera, enquanto o Xbox One 15,7 watts e o Wii U é o mais econômico com 0,4 watt.