Infelizmente a prática de hackear Instagram vem fazendo novas vítimas a cada dia que passa. Com o objetivo de punir delitos digitais praticados por quem assume o controle de redes sociais de um usuário, a fim de aplicar golpes em seguidores, o Projeto de Lei 651/2022 foi apresentado no Senado Federal. Vamos ver mais sobre isso abaixo.
Hackear Instagram é crime!
Antes de entendermos sobre o processo, é importante esclarecer um tempo. As pessoas que que se apropriam de perfis sociais como se fossem os titulares são chamadas de “hackers”.
Uma das vítimas da prática de hackear Instagram, foi Camila Lago, de 28 anos, que teve a conta do Instagram hackeada. Os hackers se passaram por ela e estavam vendendo vários produtos dizendo que era de uma amiga que estava se mudando do país.
Após ter a conta hackeada, Camila tentou recuperar, e criou outra conta. Segundo ela, a sensação foi de ser roubada. “Visualizava e não podia fazer nada. Eu usava o meu instagram para divulgar o meu trabalho e perdi tudo”, relatou.
- Natacha Horana prisão: ex-bailarina do Faustão é detida em SP
- Instagram irá resetar suas recomendações, entendam
- Meta usará IA para identificar perfis de menores que mentem a idade
A pena para aquele que hackear e sequestrar contas em redes sociais com a finalidade de obter resgate será de reclusão, de 4 a 10 anos, e multa. A pena para esse tipo de extorsão pode ser aumentada de um terço a dois terços, se do crime resultar dano patrimonial ao titular da conta.
Já a pena para quem cometer estelionato digital será de reclusão, de 4 a 8 anos. O crime consiste em assumir o controle das redes sociais de um usuário a fim de aplicar golpes em seus seguidores, fazendo-se passar pelo titular do perfil. Sendo assim, fica claro que hackear Instagram é crime.
O PL foi apresentado no Senado Federal pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos) que ressaltou que o sequestro digital e o estelionato nas redes são crimes que causam muitos prejuízos e costumam ser aplicados simultaneamente.
“O dono do perfil sofre duplamente ao ter sua conta “sequestrada”, pois muitas vezes os criminosos pedem o “resgate” para devolver a conta hackeada e, nesse meio-tempo, vão aplicando golpes.
Os golpistas não vão precisar do auxílio da vítima, pois já conseguem clonar o telefone celular e, por meio dele, têm acesso às redes sociais da vítima, ao e-mail, às contas digitais e ao WhatsApp”, aponta o senador na justificativa do projeto.
O que consiste na utilização de sistema (ransomware), que aprisiona dados de determinada empresa, tornando impossível o seu funcionamento. Em seguida, os criminosos praticam crime de extorsão, buscando acordo financeiro em troca da suspensão do bloqueio.
“Precisamos punir de forma rigorosa a apropriação indébita dos perfis de usuários de contas e o sequestro de dados de empresas com a finalidade de exigir resgate financeiro para a sua liberação”, afirmou Mecias de Jesus.
Segundo dados levantados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os ataques cibernéticos contra empresas brasileiras cresceram 220% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020.
Já segundo relatório recente de uma empresa de consultoria citada por Mecias, o prejuízo financeiro global com ataques cibernéticos pode chegar a até US$ 50 bilhões em 2023. Agora que entendemos que hackear Instagram é de fato crime, vamos ver abaixo uma recente notícia sobre o app.
WhatsApp prepara novo editor de texto no estilo Instagram
O WhatsApp desenvolve um novo editor de texto para decorar imagens. O site WABetaInfo encontrou indícios na versão experimental do app de uma nova ferramenta de edição que, em termos gerais, equipara o mensageiro com o recurso nativo do Instagram.
O novo editor de texto está longe de ser supercompleto, mas certamente é mais robusto do que a solução atual. A nova ferramenta conta com opções de alinhamento, estilo da fonte, cor e cor de fundo disponíveis numa interface mais intuitiva.
Por enquanto, não há previsão de lançamento da ferramenta de edição do WhatsApp. Agora diga para nós, você entendeu que hackear Instagram é crime? Teve dúvidas? Diga nos comentários abaixo e compartilhe com outros.
Fonte: FolhaBV