Sabemos que no Brasil não é muito fácil escolher uma operadora de celular, não porque são boas, mas sim para escolhee a que menos dá problema. Escolher entre um plano pré-pago ou pós-pago é uma escolha que tem que ser bem pensada. Por isso preparamos para vocês um textos com os prós e contras de cada tipo de plano.
- Como cancelar planos da Vivo
- Como cancelar planos da Claro
- Como cancelar planos da TIM
- Como cancelar planos da Oi
Antes de tudo é interessante conhecer o seu uso. O plano tem que se adaptar ao seu uso, não do seu amigo ou do que dizem na internet. O que você mais usa? Quanto tempo navega? Joga on-line? São algumas perguntas a serem feitas. Além disso, estabeleça um limite de preço, que obviamente caiba no seu orçamento.
Defina seu perfil de consumo analisando quantas ligações você costuma fazer diariamente, se são interurbanas, para outras operadoras, se envia e recebe SMS, se usa o pacote de dados pelo celular, etc. Anote suas prioridades e descubra um pouco mais a seguir. Anote tudo, antes de ir procurar um plano, você vai ver que irá reduzir em muito sua busca.
Planos pré-pagos
Os planos pré-pagos estão cada vez mais atraentes, principalmente para os jovens. O motivo é um só: conectividade. Se você é uma pessoa que não costuma fazer muitas ligações, o pré-pago é uma boa opção. Ele é indicado para quem usa o celular prioritariamente para acessar internet ou enviar mensagens SMS, fazendo ligações somente em casos emergenciais. Nessa opção, o consumidor compra os créditos e os serviços utilizados são descontados do valor da recarga. O legal é que muitos dos planos pré-pagos já possuem embutidos o uso de aplicativos de redes sociais, como o WhatsApp por exemplo, sem descontar da franquia
Vantagens dos planos pré-pagos:
- Permite total controle do uso e do gasto.
- Pode ser recarregado conforme a necessidade, sem precisar sair de casa.
- Dispensa o compromisso de pagamentos por boleto ou débito automático.
Desvantagens dos planos pré-pagos:
- Se você acaba usando muito os serviços, precisará recarregá-lo novamente quando os créditos chegarem ao fim.
- Lembre-se: se você usa um plano pré-pago, fique atento quando conecta a internet 4G, pois pode acabar consumindo muito dos seus créditos.
Planos pós-pago
Se você é alguém que utiliza muito o telefones com minutos de ligação. então a opção pelo pós-pago talvez seja a mais adequada para você. Ela permite mais liberdade para se comunicar com pessoas da sua operadora e de outras. No pós-pago, o cliente paga o valor consumido após utilizá-los.
Vantagens:
- As operadoras costumam oferecer mais benefícios para quem contrata um plano pós-pago, como pacotes e promoções.
Desvantagens:
- O principal ponto negativo é o valor da conta. Como não há limite, não é possível controlar os gastos. O que pode acabar trazendo surpresas desagradáveis no final do mês.
Nesse caso, o plano é bem aproveitado por quem consegue gastar todo o saldo de mensagens ou minutos de ligação. Se esse não for o seu caso, é bom repensar, já que estaria pagando por um serviço que não utiliza.
Outros tipos de planos
Controle
Existem ainda a opção de plano controle, que tem uma conta mensal com valor fixo. Ela permite que você gaste até chegar ao limite contratado, quando os serviços são suspensos até o próximo mês. Caso queira usar mais, ainda pode inserir mais créditos e continuar usando.
Vantagens:
- Permite saber exatamente quanto irá pagar no final do mês.
- Geralmente o valor é mais baixo que os planos pós-pagos.
Desvantagens:
- Se quiser manter o orçamento em dia, precisa ter controle sobre os gastos. Caso ultrapasse o limite do plano e ainda recarregue, pode ser que o custo acabe sendo maior do que outros tipos de planos.
Planos em conjunto
Às vezes, a família inteira pode sair ganhando se optar por um plano em conjunto. Se todos costumam usar bastante o celular, analise essa opção. Também chamado de “plano família”, ele oferece um pacote para uma quantidade pré-determinada de dependentes, incluindo muitas vezes ligações ilimitadas para a mesma operadora, SMS e uma quantidade mensal de MB ou GB para usar a internet.
Como saber qual o plano ideal?
-
- Analise quais são seus gastos.
Você costuma fazer ligações? Usa muito a internet? Assiste a vídeos online, faz download de fotos ou acessa mais as redes sociais?
-
- Avalie quais são as operadoras que oferecem vantagens no serviço mais utilizado.
Aproveite as vantagens oferecidas pelas operadoras. Algumas oferecem acesso grátis ao Facebook e WhatsApp. Outras têm pacotes de minutos para quem faz muitas ligações, o que pode sair mais barato que ligações “avulsas”. Uma dica é optar por um plano na operadora que você tem mais familiares ou costuma ligar com mais frequência, já que as chamadas costumam sair mais baratas ou até mesmo gratuitas nessa condição.Confira no site de cada uma delas quais são as vantagens que são melhores para o seu perfil.
-
- Pense nos seus gastos.
Já parou para somar quanto você gasta com o celular no mês e quanto do orçamento pode ser comprometido com esse serviço? Em alguns casos, o plano contratado não é o ideal. Se você costuma fazer várias recargas no mês ou tem um plano controle que ainda precisa complementar com a compra de mais créditos, talvez esteja gastando mais do que em outro plano superior e mais completo, que traria outros benefícios.
-
- Pesquise sobre a operadora.
A reputação da operadora também deve ser avaliada na hora da escolha. Veja na internet o que estão falando sobre o plano que você pensa em fechar e se o suporte oferecido pela própria empresa é eficiente. Precisa usar a internet? Então verifique também se ela oferece 3G ou 4G e como é a cobertura de sinal na sua cidade.
Agora que você já conhece as principais diferenças entre os planos, as vantagens e também as desvantagens de cada um deles, chegou a hora de parar e conhecer a intensidade e o tipo de consumo que você tem e escolher qual o plano que melhor atende às necessidades. Antes de contratar, pesquise, calcule e leia bem as condições de uso de cada um deles. É uma maneira de achar como encaixar os gastos do seu celular ao seu bolso sem precisar comprometer o orçamento.