A Seagate é uma das maiores empresas no ramo de armazenamento atualmente. Essa semana, a empresa anunciou em seu blog que está produzindo um HDD com capacidade de até 16TB. Mas só deve chegar no mercado em 2019.
Lembrando que a Seagate não é a primeira a apresentar HDD´s com essa capacidade de armazenamento. Em 2015, a Samsung lançou um semelhante. Entretanto, a empresa coreana só vende para o mercado corporativo, já a Seagate pretende no futuro disponibilizar para o público.
Apesar de os SSD´s impressionarem por sua velocidade e serem o futuro, os HDD´s convencionais roubarão a cena por seu tamanho de armazenamento em 2019. Os SSD´s de uso comercial ainda são muito caros e não disponibilizam muito espaço para armazenamento.
Entrentanto, a melhor opção ainda é usar os 2 em conjunto, como explico no vídeo abaixo.
HDD de alta capacidade da Seagate
Atualmente, o maior armazenamento disponível para uso comercial são 14TB. Os testes para a nova capacidade de 16TB já estão acontecendo na linha Exos, essa linha mantém o formato de 3,5 polegadas, o mesmo dos HDD´s convencionais atuais.
Mas, vale ressaltar que o produto chegará para uso empresarial primeiramente. Porém abre portas para a criação de unidades de armazenamento para os usuários comuns.
Graças a tecnologia HAMR (heat-assisted magnetic recording – gravação magnética ajudada por calor) a empresa consegue alcançar toda essa capacidade sem alterar o tamanho do dispositivo de armazenamento.
Essa tecnologia torna os bits menores, o que garante mais densidade na hora de salvar dados e, consequentemente, ocupa menos espaço.
A empresa também está trabalhando para tornar os discos rígidos convencionais mais rápidos
De acordo com a Seagate, a tecnologia já está estável e o novo produto está seguindo os padrões do mercado. Ou seja novo HDD continua sendo plug-and-play e pode ser instalado como outro dispositivo de armazenamento convencional.
Ao que parece, também teremos mais novidades em relação a HDD´s, pois aparentemente a Seagate pretendo lançar HDD´s com capacidade para 20TB até 2020.
Via: Mundo Conectado Fonte: Seagate